TABAGISMO

Fumar só um cigarro por dia aumenta risco de morte prematura

O cigarro é responsável por cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/12/2016 às 21:25
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O cigarro é responsável por cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo - FOTO: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Leitura:

As pessoas que fumam apenas um ou menos cigarros por dia também correm um risco maior de morte prematura em relação aos que nunca fumaram, indica um estudo publicado na segunda-feira (5).

Fumar um cigarro ou menos em média por dia ao longo da vida aumenta em 64% o risco de morte prematura, e em até 87% entre os que fumam de um a dez cigarros por dia, afirmam os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), em uma pesquisa publicada na revista médica JAMA Internal Medicine. 

"Os resultados deste estudo confirmam a vigência das advertências contra o tabaco e o fato de que não existe um nível (de consumo) sem riscos", disse Maki Inoue-Choi, diretora da Divisão de Epidemiologia do Câncer do NCI e autora principal do trabalho. 

O tabagismo é responsável por cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo, disse a pesquisadora. 

Entre os fumantes leves, o risco de mortalidade diminui para aqueles que param de fumar em comparação com os que continuam fumando. E quanto mais jovens eles abandonam o cigarro, mais o risco diminui, segundo o estudo. 

Câncer de pulmão

A mortalidade prematura entre os fumantes leves resulta principalmente do câncer de pulmão.

O risco de morrer de câncer de pulmão é nove vezes maior para as pessoas que fumam regularmente ao menos um cigarro por dia, em relação àqueles que nunca fumaram.

Entre os que fumam regularmente de um a dez cigarros por dia, a probabilidade de morrer de câncer de pulmão é cerca de 12 vezes maior que a dos não fumantes, segundo a pesquisa. 

Embora os perigos do tabaco tenham sido bem documentados desde 1964, quando a máxima autoridade médica dos Estados Unidos emitiu pela primeira vez um relatório alertando contra o tabagismo, os efeitos sobre a saúde de um consumo baixo de cigarros - menos de dez por dia - não tinham sido estudados antes. 

Para este estudo, os pesquisadores analisaram os dados médicos de mais de 290.000 adultos brancos de entre 59 e 82 anos, dos quais 22.337 (7,7%) fumavam, 156.405 (54%) eram ex-fumantes e 111.473 (38,4%) nunca tinham fumado. 

Entre os fumantes, 159 afirmaram fumar menos de um cigarro por dia em média durante sua vida, e cerca de 1.500 relataram consumir entre um e dez cigarros por dia. 

Últimas notícias