EXTREMISMO

Estado Islâmico assume responsabilidade pelo ataque à boate na Turquia

A declaração foi distribuída pela Nashir News, um canal que divulga propaganda do EI

Estadão Conteúdo e ABr
Cadastrado por
Estadão Conteúdo e ABr
Publicado em 02/01/2017 às 7:30
Foto: Internet/reprodução
A declaração foi distribuída pela Nashir News, um canal que divulga propaganda do EI - FOTO: Foto: Internet/reprodução
Leitura:

O grupo Estado Islâmico assumiu nesta segunda-feira (2) a responsabilidade pelo ataque na boate Reina em Istambul, na Turquia, na noite de Ano Novo, no qual matou pelo menos 39 pessoas e feriu outras dezenas.

Segundo o grupo extremista, a operação teve como alvo a Turquia em retaliação por suas operações militares contra o grupo na Síria.

Divulgação

A declaração foi distribuída pela Nashir News, um canal que divulga propaganda do Estado Islâmico, e que pediu que os seguidores do grupo extremista visassem celebrações de final de ano dias antes do ataque. Fonte: Dow Jones Newswires.

O atentado começou  quando um homem entrou na boate e atirou nos presentes. Algumas das pessoas que estavam no local disseram que o homem havia gritado "Allah Akbar", enquanto realizava os disparos.

As imagens das câmeras de segurança conseguiram capturar a imagem de um homem vestido de preto com capuz e uma arma de cano longo que matou um policial e um segurança para entrar no espaço, frequentado por turistas, artistas e esportistas.

Muitos dos presentes acabaram mergulhando nas águas geladas do estreito de Bósforo, próximo do clube, para escapar do atirador.

Segundo as autoridades turcas, o ataque foi realizado por apenas um terrorista, um jovem de cabelo e barba pretos, mas essa teoria ainda gera dúvidas. Pessoas que estavam na boate disseram que os disparos pareciam terem sido realizados por mais de um atirador.

Entre os mortos estão pessoas da Turquia, da Arábia Saudita, Iraque, Jordânia, Líbano, Kuwait, Síria, Israel,  Bélgica e Canadá. Já entre os feridos estava um grupo de italianos que disse que se salvou do atentado se jogando no chão antes dos disparos começarem.

Últimas notícias