Comércio Internacional

China acusa EUA de violarem normas da OMC

Departamento de Comércio dos EUA impôs tarifas entre 63% e 190% a exportadores de aço chineses, acusados de vender seus produtos abaixo do preço de custo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/02/2017 às 15:23
Foto: David Alves / Palácio Piratini
Departamento de Comércio dos EUA impôs tarifas entre 63% e 190% a exportadores de aço chineses, acusados de vender seus produtos abaixo do preço de custo - FOTO: Foto: David Alves / Palácio Piratini
Leitura:

Washington está aplicando políticas "protecionistas" e violando as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC), informaram neste sábado autoridades da China à imprensa oficial, depois que os Estados Unidos impuseram tarifas sobre parte do aço procedente do país asiático.

O Departamento de Comércio dos EUA impôs na quinta-feira tarifas de entre 63% e 190% a alguns exportadores de aço chineses, acusados de vender seus produtos abaixo do preço de custo ou de receber subsídios pelo governo.

"Os Estados Unidos violaram as normas da Organização Mundial de Comércio, indicando abundantes evidências proporcionadas pelas companhias chinesas e as trataram de maneira injusta só porque são empresas estatais", disse Wang Hejun, do ministério chinês de Comércio, citado pela agência oficial Xinhua.

"A principal causa dos desafios do setor de aço é o fraco crescimento da economia mundial e a queda da demanda, que precisa de uma cooperação global, e não de protecionismo", acrescentou.

A medida dos Estados Unidos é parecida à da União Europeia (UE), que no mês passado anunciou tarifas de entre 30,7% e 64,9% a alguns produtores de aço chineses para proteger os produtores europeus.

Últimas notícias