IMIGRAÇÃO

Protestos contra decreto de Trump acontecem na Indonésia e Filipinas

O decreto do presidente norte-americano bane imigrantes de sete países de maioria muçulmana

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/02/2017 às 9:31
Foto: Mark RALSTON / AFP
O decreto do presidente norte-americano bane imigrantes de sete países de maioria muçulmana - FOTO: Foto: Mark RALSTON / AFP
Leitura:

Na Indonésia e nas Filipinas, protestos contra as medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proíbe a entrada de imigrantes, acontecem nas capitais. 

Em Jacarta, dezenas de estudantes e ativistas de diversos grupos pediram para o governo da Indonésia e à comunidade internacional auxílio para impedir a ordem de Trump, que bane imigrantes de sete países de maioria muçulmana. A medida, contudo, não inclui a Indonésia, o mais populosos país muçulmano do mundo, e as Filipinas. 

A Indonésia, no entanto, é o lar de aproximadamente 14 mil refugiados que procuram reassentamento em outros países. Assim, a proibição de Trump terá impacto significativo sobre suas chances de ir aos Estados Unidos, relatou a ativista Veronica Koman, que organizou o protesto. 

"Nós estamos aqui para protestar contra a xenofobia e islamofobia de Trump", disse a ativista. 

Os manifestantes carregavam cartazes com os dizeres "Estou bravo com Trump" e "Não para proibição, não ao muro".

"Essa não é uma medida somente contra muçulmanos, mas contra toda a humanidade, porque os imigrantes e refugiados de todo os mundo, não somente dos países muçulmanos, não devem ser tratados assim", disse a ativista Filza Inanuma

FILIPINAS

Um protesto similar ocorreu em frente à embaixada dos Estados Unidos em Manila, a capital da Filipinas, onde os manifestantes queimaram um retrato de Trump.

Na sexta-feira, um juiz federal de Seattle bloqueou temporariamente o decreto de Trump, que proíbe a entrada de imigrantes do Irã, Iraque, Síria, Sudão, Somália, Líbia e Iêmen.


Últimas notícias