Conflito na Síria

Síria diz que relatório da AI é 'completamente falso'

Relatório da Anistia Internacional afirma que 13 mil pessoas foram enforcadas em cinco anos em uma prisão perto da capital

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/02/2017 às 9:30
AFP
Relatório da Anistia Internacional afirma que 13 mil pessoas foram enforcadas em cinco anos em uma prisão perto da capital - FOTO: AFP
Leitura:

O regime sírio classificou nesta quarta-feira de "completamente falso" o relatório publicado na véspera pela Anistia Internacional que afirma que 13.000 pessoas foram enforcadas em cinco anos em uma prisão perto de Damasco.

O ministério da Justiça declarou que este relatório é "completamente falso e está destinado a prejudicar a reputação da Síria internacionalmente", segundo a agência de notícias oficial SANA.

Em seu relatório, a AI destaca que as pessoas executadas entre 2011 e 2015 na prisão de Saydnaya, ao norte de Damasco, eram em sua maioria civis considerados opositores ao governo do presidente Bashar al-Assad

A ONG denunciou uma "política de extermínio" e considera que as execuções constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade. 

"Existem razões para acreditar que esta prática perdura até o dias atuais", segundo a AI.

O ministério da Justiça negou que as execuções tenham acontecido de forma arbitrária, já que o processo judicial sírio tem que respeitar "várias etapas".

Com o título "Matadouro humano: enforcamentos e extermínio em massa na prisão de Saydnaya", o relatório da ONG se baseia em entrevistas com 84 testemunhas, incluindo guardas, detentos e juízes.

O relatório foi divulgado duas semanas antes do início de uma nova fase de negociações em Genebra entre o governo e a oposição com mediação da ONU, mais uma tentativa de acabar com uma guerra que deixou mais 310.000 mortos desde 2011.

Últimas notícias