Política

Brexit vai começar entre 11 e 31 de março, segundo ministro

Governo britânico ainda espera que a Câmara dos Lordes aprove o projeto de lei dando à primeira-ministra Theresa May o poder de invocar o artigo 50

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/02/2017 às 11:51
Isabel Infantes/AFP
Governo britânico ainda espera que a Câmara dos Lordes aprove o projeto de lei dando à primeira-ministra Theresa May o poder de invocar o artigo 50 - FOTO: Isabel Infantes/AFP
Leitura:

O Reino Unido deve iniciar entre os dias 11 e 31 de março o processo de saída da União Europeia, indicou nesta terça-feira em Estocolmo o ministro britânico para o Brexit, David Davis.

Perguntado sobre a possibilidade de o artigo 50 do Tratado de Lisboa ser invocado na cúpula da UE nos dias 9 e 10 de março em Bruxelas, Davis afirmou que seria muito cedo.

"Os dias 9 ou 10 não são datas que constam em nossa agenda. O que dissemos é o fim de março, até o final de março", disse ele.

Expectativa de aprovação

O governo britânico ainda espera que a câmara alta do Parlamento, a Câmara dos Lordes, aprove o projeto de lei dando à primeira-ministra Theresa May o poder de invocar o artigo 50. A Câmara dos Comuns o fez no dia 9 de fevereiro. 

"Espero que isto seja resolvido em tempo útil antes do final de março", disse Davis. "Então, estou convencido de que o faremos antes [do prazo final em] nossa agenda".

O ministro do Brexit também expressou confiança sobre o respeito do prazo de dois anos para concluir as negociações.

"Queremos alcançar em dois anos uma conclusão sobre esta questão. Nós dissemos que poderíamos ter algumas coisas para implementar depois, mas acreditamos que em dois anos" seja possível concluir com êxito o processo, ressaltou.

Últimas notícias