Condolências

Papa Francisco condena ataque a bomba em igreja copta no Egito

Pontífice expressou condolências ao papa Tawadros II, patriarca da Igreja copta, à Igreja copta e a ''toda a querida nação egípcia''

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 09/04/2017 às 9:34
Alberto PIZZOLI / AFP
Pontífice expressou condolências ao papa Tawadros II, patriarca da Igreja copta, à Igreja copta e a ''toda a querida nação egípcia'' - FOTO: Alberto PIZZOLI / AFP
Leitura:

Atualizada às 13h26

O Papa Francisco condenou um ataque a bomba contra uma igreja copta no Egito durante as celebrações do Domingo de Ramos, poucas semanas antes de sua visita ao Cairo. O ataque na cidade egípcia de Tanta matou 27 pessoas e feriu outras 78, de acordo com autoridades do governo egípcio. O pontífice tem viagem marcada para o Egito nos dias 28 e 29 de abril.

O pontífice expressou "profundas condolências" ao papa Tawadros II, patriarca da Igreja copta, à Igreja copta e a "toda a querida nação egípcia" e disse que está rezando pelos mortos e feridos no ataque ocorrido horas antes, quando o próprio Papa Francisco estava celebrando o Domingo de Ramos na Praça de São Pedro.

O pontífice pediu a Deus que "converta os corações dos que espalham terror, violência e morte e também os corações daqueles que produzem e traficam armas". As observações do Papa sobre o ataque foram feitas depois de ele lembrar as vítimas do ataque de Estocolmo na sexta-feira.

As celebrações do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro foram realizadas sob forte esquema de segurança, com ruas em torno da praça bloqueadas para tráfego e revistas dos fiéis que entravam no local.

Em sua homilia, o Papa lembrou o sofrimento no mundo de hoje, citando aqueles que "sofrem com trabalho escravo, tragédias familiares, doenças... Eles sofrem com guerras e terrorismo, de interesses armados e prontos para atacar". Depois de sua tradicional bênção de domingo, o Papa circulou pela praça no papamóvel para cumprimentar os fiéis.

Explosão em segunda igreja copta no Egito

Uma nova explosão foi registrada neste domingo perto de uma igreja no Egito, desta vez na cidade de Alexandria (norte), indicaram meios de comunicação estatais. Segundo balanço do ministério da Saúde, ao menos 11 pessoas morreram e 35 ficaram feridas no atentado.

"Onze cidadãos morreram e 35 ficaram feridos até o momento na explosão na igreja São Marcos de Alexandria", segundo um comunicado do ministério da Saúde.

Últimas notícias