Conflito

Após falar com Trump, China quer solução pacífica para Coreia do Norte

Xi Jinping defendeu uma solução pacífica para a crise envolvendo o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/04/2017 às 2:58
Foto: AFP
Xi Jinping defendeu uma solução pacífica para a crise envolvendo o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente chinês, Xi Jinping, defendeu nesta quarta-feira (12) uma solução pacífica para a crise envolvendo o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte, em uma conversa por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, informou a TV estatal em Pequim.

Durante a conversa, "Xi Jinping destacou que a China (...) defende uma solução para o problema pela via pacífica", revelou o site da CCTV.

Trump quer resolver questão norte-coreana

Trump declarou na terça-feira que está decidido a resolver a questão norte-coreana com ou sem a ajuda da China.

"A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!" - escreveu Trump no Twitter.

Washington anunciou no fim de semana o envio de um grupo aeronaval americano, incluindo o porta-aviões 'USS Carl Vinson', para a península da Coreia.

A Coreia do Norte, por sua vez, denunciou o que chamou de envio "insensato" da Marinha americana e advertiu que Pyongyang está preparado para responder com "a poderosa força das armas" se for necessário.

Uma série de recentes testes de mísseis norte-coreanos alimentou os temores de Washington de que Pyongyang possa ter pronto um míssil balístico intercontinental capaz de descarregar uma ogiva nuclear sobre território americano.

Nessas especulações, considera-se também que a Coreia do Norte possa realizar um teste nuclear para comemorar o 105º aniversário de seu fundador, Kim Il-Sung, no sábado.

Últimas notícias