Estados Unidos

Brooklyn (NY) quer limitar expulsões de imigrantes ilegais

A promotoria do Brooklyn modificará a forma como processa os crimes cometidos por imigrantes ilegais, a fim de limitar o risco de expulsão que os afeta.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/04/2017 às 14:32
DON EMMERT / AFP
A promotoria do Brooklyn modificará a forma como processa os crimes cometidos por imigrantes ilegais, a fim de limitar o risco de expulsão que os afeta. - FOTO: DON EMMERT / AFP
Leitura:

A Promotoria do Brooklyn modificará a forma como processa os crimes cometidos por imigrantes ilegais, a fim de limitar o risco de expulsão que os afeta sob a administração do presidente Donald Trump.

>>> Empresas de tecnologia querem revogar decreto de Trump sobre imigração
>>> Ultradireitista reforça discurso anti-imigração em campanha

O promotor do distrito do Brooklyn, Eric Gonzalez, indicou em um comunicado nesta segunda-feira (24) que seus funcionários farão todos os esforços para evitar que imigrantes ilegais processados enfrentem "consequências colaterais desproporcionais, tais como a expulsão".

Consequentemente, os promotores levarão em conta desde o início do processo o eventual status de clandestino do acusado, e "na medida do possível", incentivarão acusações que, "não comprometendo a segurança pública, não levem à sua expulsão ou a outras consequências desproporcionadas", afirmou Gonzalez.

Gonzalez, cujo anúncio foi comemorado pela associação de defesa dos imigrantes, a New York Immigration Coalition, nega, no entanto, querer impedir que o governo federal "deporte os não-cidadãos cujos atos realmente colocaram outros em perigo".

Muitos crimes graves, começando por crimes violentos, "implicam consequências inevitáveis, com frequência apropriadas" em matéria de imigração, disse ele.

11 milhões de imigrantes ilegais

A medida ilustra a vontade das autoridades democratas de Nova York de resistir ao endurecimento preconizado por Trump para os cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos.

Nova York, a maior metrópole dos Estados Unidos, faz parte do grupo de mais de 200 cidades "santuário" que rejeita que suas forças policiais e outros serviços municipais ajudem as autoridades federais de imigração a detectar ilegais que não cometeram crimes violentos.

A administração Trump ameaçou privar esses municípios de numerosos fundos.

Últimas notícias