EUA

Câmara dos Deputados aprova projeto de reforma da saúde de Trump

A proposta modifica boa parte do sistema que ficou conhecido como "Obamacare"

AE
Cadastrado por
AE
Publicado em 04/05/2017 às 16:20
Foto: AFP
A proposta modifica boa parte do sistema que ficou conhecido como "Obamacare" - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (4) a reforma da saúde proposta pelo governo de Donald Trump e que modifica boa parte do sistema que ficou conhecido como Obamacare.

Com 217 votos, apenas um a mais do que o necessário para aprovar a medida, a votação encaminha agora o projeto para o Senado, onde a maioria republicana é menor e a disputa tende a ser mais acirrada.

Republicanos prometeram durante anos derrubar o sistema conhecido como "Affordable Care Act" de Obama, mas houve dissenso durante a formatação do programa de reforma e sua votação foi suspensa duas vezes nas últimas semanas. Foi necessário que a Casa Branca elevasse os esforços nos últimos dias para chegar ao resultado de hoje.

Propostas da reforma

Para os defensores da medida, os provedores de seguro saúde terão mais liberdade para oferecer pacotes, o que pode aumentar a competição e diminuir os preços aos clientes. Já os democratas afirma que ela vai deixar mais pessoas de fora da cobertura médica e aumentar os preços para alguns cidadãos.

A reforma ainda diminui o financiamento do Medicaid, um programa de saúde estadual e federal para pessoas de baixa renda ou com algum tipo de deficiência.

Momentos antes da votação, o presidente Donald Trump voltou a defender o projeto em seu perfil no Twitter, afirmando que o Obamacare é uma "mentira". "As seguradoras de saúde estão fugindo do Obamacare - ele está morto", disse. "Se vitoriosos, os republicanos terão uma grande coletiva de imprensa no belo jardim da Casa Branca imediatamente após a votação!".(Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires)

Últimas notícias