EUA

Trump busca revanche sobre seu decreto antimigração

Trump vai tentar apelação de processo antimigração depois de terem sido rejeitadas duas versões do decreto

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/05/2017 às 11:31
Foto: AFP
Trump vai tentar apelação de processo antimigração depois de terem sido rejeitadas duas versões do decreto - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Depois de ter sofrido em fevereiro e março duras derrotas judiciais a respeito de seu decreto migratório, que teve duas versões bloqueadas pelos tribunais, Donald Trump tenta nesta segunda-feira uma revanche no julgamento de apelação da proposta.

Segundo o complexo sistema jurisdicional americano, Richmond, capital da Virgínia, a partir as 14H30 local (15h30 de Brasília), será o local de análise do caso que opõe o governo e as associações civis para as quais o decreto trata de maneira discriminatória os muçulmanos.

Devido à importância e sensibilidade do caso, a Corte Federal vai dar sessão com formação plenária, com o conjunto de seus juízes ativos, algo nunca visto em 25 anos.

Os altos magistrados somam 15 nomes, mas um ou dois talvez se recusem a participar por um possível conflito de interesse. A lista final será comunicada ainda nesta segunda-feira.

Para Trump e os advogados do Departamento de Justiça é uma questão de convencer os juízes de que as restrições à entrada de estrangeiros nos Estados Unidos é um atributo que consta da autoridade presidencial.

Também devem convencê-los de que este decreto é vital para a segurança nacional, um argumento que se enfraquece cada vez mais à medida que os dias passam sem atentados em solo americano.

A segunda versão do decreto fechava temporariamente as portas do país para refugiados do mundo inteiro e cidadãos de seis países de maioria muçulmana, contra sete da versão anterior.

Esta medida é a mais polêmica da administração Trump, que afirma, sem prova alguma, que a imigração agrava a criminalidade nos Estados Unidos

Justiça politizada

Uma vasta frente se levantou contra este decreto, em primeiro lugar os estados governados pelo Partido Democrata, principalmente os da costa oeste, onde o presidente é particularmente impopular.

Entre os detratores da medida da Casa Branca estão também associações humanitárias, militantes sociais, grupos de estudantes e grupos economicamente ativos do setor de tecnologia, que empregam inúmeros estrangeiros.

No final de janeiro, a primeira versão do decreto provocou fortes reações no mundo e um verdadeiro caos nos aeroportos americanos.

Sua aplicação foi suspensa em 3 de fevereiro por um juiz federal de Seattle, estado de Washington. 

A segunda versão, que seus redatores consideravam inatacável no plano jurídico, foi bloqueada por um juiz do Havaí e outro do estado de Maryland, leste do país. 

Nas duas ocasiões, Trump denunciou a politização da justiça e disse que prosseguiria com seu combate inclusive na Suprema Corte, para a qual designou recentemente um juiz conservador.

A decisão do Havaí será examinada em apelação dentro de uma semana por um colégio de três juízes federais em Seattle. 

A Corte de Apelações de Richmond tratará, por sua vez, da decisão de 16 de março do juiz de Maryland, Theodore Chuang, que suspendeu a aplicação do projeto depois de uma denúncia de uma coalizão de defesa das liberdades e dos refugiados, integrada, entre outras, pela poderosa American Civil Liberties Union (ACLU). 

A Corte de Apelações de Richmond "era a mais conservadora das 13 existentes, mas se tornou mais moderada, em parte porque o presidente Barack Obama designou para ela novos juízes", explicou Carl Tobias, professor de Direito na Universidade de Richmond.

"A decisão pode acontecer daqui a seis meses. Há uma urgência evidente de que a decisão seja pronunciada o mais rápido possível porque haverá outros pontos de vista diferentes", enfatizou.

Últimas notícias