EUA

Usina nuclear dos EUA é evacuada por desabamento de terreno

Estudos preliminares indicam que não houve qualquer vazamento de material radioativo no túnel da usina nuclear, localizada no estado de Washington

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/05/2017 às 18:45
Foto: MARK RALSTON / AFP
Estudos preliminares indicam que não houve qualquer vazamento de material radioativo no túnel da usina nuclear, localizada no estado de Washington - FOTO: Foto: MARK RALSTON / AFP
Leitura:

Centenas de trabalhadores de uma usina nuclear nos Estados Unidos receberam nesta terça-feira (9) a ordem de se protegerem diante do desmoronamento de um terreno carregado de material altamente radioativo, embora as autoridades descartem, até o momento, qualquer vazamento.

Os primeiros relatos indicaram que "não há indícios de liberação de contaminação neste momento" e que os inspetores "estão se aproximando mais da área onde se registrou o colapso do solo para uma revisão visual", segundo um comunicado do Departamento de Energia.

O comunicado detalhou que o terreno colapsado é de 20 pés por 20 pés (seis metros por seis metros) e que os resíduos nucleares estão localizados em túneis que ficam a centenas de pés de profundidade (mais de 30 metros). "Os túneis contém materiais contaminados", apontou o Departamento de Energia, que opera a usina de Hanford.

Parte do pessoal da usina foi evacuada, e outros funcionários que estavam em zonas de maior risco foram abrigados em áreas seguras. A direção de Hanford, que não respondeu às solicitações da AFP, enviou mais cedo um alerta aos funcionários ordenando que eles "assegurassem a ventilação" e evitassem "comer e beber".

Não há registro de feridos nem de planos de evacuação de cidades próximas.

Histórico

O Hanford Site foi estabelecido em 1943 nos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, como parte do Projeto Manhattan para proporcionar plutônio para armas nucleares. De lá saiu o material utilizado na fabricação, por exemplo, da bomba que foi lançada em Nagasaki. Hanford concentra o maior volume de resíduos nucleares dos Estados Unidos e é objeto de um imenso projeto de limpeza. Atualmente, o local comercializa energia nuclear e serve como centro de pesquisa.

Últimas notícias