SÍRIA

Ao menos 1.500 pessoas evacuadas de bairro rebelde de Damasco

Um correspondente da AFP relatou ter visto neste domingo (14) dez ônibus transportando os rebeldes e suas famílias

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/05/2017 às 14:57
Foto: George Ourfalian/AFP
Um correspondente da AFP relatou ter visto neste domingo (14) dez ônibus transportando os rebeldes e suas famílias - FOTO: Foto: George Ourfalian/AFP
Leitura:

Ao menos 1.500 civis e insurgentes foram evacuados neste domingo (14) de um bairro rebelde de Damasco, de acordo com informações da TV estatal síria. 

Isso representa mais um passo para o regime sírio, que tem como objetivo erradicar a presença de rebeldes na capital. 

A evacuação do bairro de Qabun representa a terceira retirada de pessoas de distritos rebeldes de Damasco, ocorrida anteriormente em outros dois bairros, Barzé e Teshrin, controlados por insurgentes desde 2012.

 Um correspondente da AFP relatou ter visto neste domingo (14) dez ônibus transportando os rebeldes e suas famílias.

"A evacuação de homens armados de Qabun está acontecendo", avisou a TV estatal, citando o governador da província.

Os meios públicos informaram neste sábado (13) que o governo sírio teria entrado em um acordo com os insurgentes para que esses fossem evacuados de Qabun, após o avanço das tropas do regime nesse setor. 

Um militante que estava próximo ao local confirmou que a operação tinha começado. "Os ônibus estão prontos,  e aguardam no local controlado pelo regime", contou à AFP Odai Awdeh. 

Exatamente na divisa do bairro, duas mulheres se abraçavam e choravam antes de se separar. Suad, de 22 anos, partia com sua família para a província de Idlib, deixando a sua amiga Mona, também de 22 anos, que iria continuar em Damasco. 

"Não queria ir. Devo seguir com a minha família, e eles preferem ir a Idlib desde que meu tio se mudou para lá após ter deixado Barzé", explicou Suad, antes de se misturar à multidão que se preparava para embarcar nos ônibus.

Na sexta-feira (12), mais de 1.200 civis e insurgentes foram evacuados dos bairros de Barzé e Teshrin, em direção à província de Idlib. 

Além de Barzé, Qabun e Teshrin, os rebeldes estão presentes em outros três bairros da capital síria, Jobar, Tadmun e Yarmuk.

Mais de 320.000 pessoas já perderam a vida na Síria desde que começaram as revoltas contra o regime, em 2011, que se transformaram em uma guerra civil vivida sob dura repressão.

Últimas notícias