ciclone Mora

Ciclone provoca retirada de 450 mil pessoas da costa de Bangladesh

Até o momento não foram divulgadas informações de vítimas, apenas de danos às residências

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/05/2017 às 7:15
Foto: AFP
Até o momento não foram divulgadas informações de vítimas, apenas de danos às residências - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A passagem do ciclone Mora nesta terça-feira (30) por Bangladesh, com ventos de até 135 km por hora, provocou danos em milhares de casas e a retirada de 450.000 pessoas das localidades costeiras do país.

A tempestade tocou a terra no sudeste do país entre as cidades de Chittagong e Cox's Bazar às 6H00 locais (21H00 de Brasília, segunda-feira), anunciou o Departamento Meteorológico.

Até o momento não foram divulgadas informações de vítimas, apenas de danos às residências.

O governo retirou 450.000 habitantes da região depois de emitir um alerta meteorológico de nível máximo.

A princípio as autoridades imaginavam a retirada de um milhão de pessoas, mas o plano foi revisado porque o ciclone foi menos potente que o temido.

Os deslocados "foram levados para pelo menos 400 refúgios anticiclone, escolas e administrações das regiões costeiras", afirmou Golam Mostofa, que coordena os serviços de emergência.

Uma fonte da comunidade rohingya relatou os danos registrados nos campos de refugiados de Cox's Bazar, onde vivem 300.000 membros desta minoria perseguida na vizinha Mianmar e que fugiram para Bangladesh.

"Quase 20.000 casas nos campos de refugiados rohingyas foram afetadas pela tempestade", declarou à AFP Abdus Salam.

Ali Zahar, um refugiado rohingya, falou sobre a violência dos ventos.

"Os tetos voaram na minha casa, na casa da minha mãe e da minha irmã", contou. "Não sei como vou passar o Ramadã".

Milhares de casas da região, geralmente construídas com terra e bambu, foram atingidas pelo ciclone, explicou Anwarul Naser, alto funcionário do governo local.

Departamento Meteorológico

O Departamento Meteorológico advertiu contra uma maré provocada pela tempestade, que poderia elevar o nível do mar em até 1,7 metro em vários distritos costeiros de Bangladesh, onde vivem milhões de pessoas.

As autoridades convocaram com antecedência o retorno dos barcos pesqueiros aos portos. Os voos também foram suspensos nos aeroportos de Chittagong e Cox's Bazar.

Por sua localização geográfica próxima ao Golfo de Bengala, Bangladesh é frequentemente afetada, entre abril e setembro, por ciclones, em alguns casos violentos.

Em maio do ano passado, o ciclone Roanu atingiu a costa meridional de Bangladesh e provocou a morte de 20 pessoas. Quase 500.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas. 

Em 2007, o ciclone Sidr matou 4.000 pessoas e provocou danos de bilhões de dólares. O aumento do nível das águas e as chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra fatais.

"Desta vez estamos mais bem preparados", disse Abul Hashim, porta-voz da Autoridade de Gestão de Catástrofes.

Últimas notícias