TERRORISMO

Carro-bomba deixa 40 'mortos ou feridos' em Cabul

Bairro onde explosão ocorreu abriga várias representações diplomáticas estrangeiras

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 31/05/2017 às 2:20
Foto: SHAH MARAI / AFP
Bairro onde explosão ocorreu abriga várias representações diplomáticas estrangeiras - FOTO: Foto: SHAH MARAI / AFP
Leitura:

Atualizada às 02h55

Ao menos 40 pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas na explosão de um carro-bomba nesta quarta-feira no bairro das embaixadas em Cabul, informou o ministério do Interior.

"Há 40 mortos ou feridos", declarou o porta-voz do ministério Najib Danish.

Segundo o ministério da Saúde, 60 pessoas, essencialmente civis, foram atendidas em hospitais.

"Um carro-bomba explodiu (...) às 08H25" (01H25 Brasília), declarou Najib Danish, sem dar mais detalhes sobre o alvo do ataque.

Após a explosão, uma densa coluna de fumaça se elevou sobre o local, em torno do qual havia vários corpos caídos, constatou um fotógrafo da AFP.  

A explosão foi tão violenta que abalou grande parte da cidade, destruindo vidraças e gerando pânico entre a população.

Após o atentado, muitas pessoas tentavam desesperadamente entrar na área isolada para saber notícias de familiares e amigos, constatou a AFP.

"Graças a Deus, o pessoal da embaixada indiana está são e salvo após a enorme explosão em Cabul", tuitou o chefe da diplomacia indiana, Sushma Swaraj.

Autoria

Até o momento, o ataque não foi reivindicado, mas a explosão ocorre logo após o anúncio da "ofensiva de primavera" dos talibãs. O grupo Estado Islâmico também comete atentados regulares contra Cabul.

O chefe do Pentágono, Jim Mattis, declarou recentemente que esperava "mais um ano difícil" para o Exército afegão e os soldados estrangeiros no Afeganistão.

O presidente americano, Donald Trump, analisa o envio de mais militares ao Afeganistão para resolver o impasse.

Os Estados Unidos, que lutam no Afeganistão o mais longo conflito de sua história, têm 8.400 militares no território afegão, apoiados por 5 mil homens de países aliados membros da Otan. A principal missão deste contingente é treinar e aconselhar os soldados afegãos.

Últimas notícias