CRISE

OEA suspende sessão sobre Venezuela sem chegar a acordo

Os chanceleres e representantes dos 34 países da organização regional já tinham iniciado a reunião com divergências de ideias sobre como encontrar um caminho viável para a crise na Venezuela

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 31/05/2017 às 22:25
Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Os chanceleres e representantes dos 34 países da organização regional já tinham iniciado a reunião com divergências de ideias sobre como encontrar um caminho viável para a crise na Venezuela - FOTO: Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Leitura:

A 29ª reunião de consultas da Organização de Estados Americanos (OEA), convocada nesta quarta-feira (31) em Washington para discutir a situação na Venezuela, foi suspensa sem alcançar um acordo sobre o tema, constatou a AFP, presente na sessão.

Diante do impasse nas negociações, que chegou ao ponto de impedir a aprovação de uma Declaração e até mesmo de se obter um texto de consenso, as delegações acordaram tentar agendar outra reunião antes da Assembleia Geral da OEA, que será realizada entre 19 e 21 de junho no México.

Representando os países do bloco do Caribe, o chanceler das Bahamas, Darren Henfield, propôs que os governos "instruam seus representantes permanentes na OEA a continuar os esforços para que tenhamos uma reunião antes da Assembleia no México". Os chanceleres e representantes dos 34 países da organização regional já tinham iniciado a reunião com divergências de ideias sobre como encontrar um caminho viável para a crise venezuelana.

As tensões provocadas pela convocação fizeram com que, até a véspera, apenas pouco mais da metade dos ministros de Relações Exteriores tivessem confirmado sua presença. Foi justamente a decisão do Conselho Permanente da OEA de convocar a reunião de consultas que motivou a reação da Venezuela de iniciar formalmente a saída da entidade continental, um processo que deve demorar dois anos até se concretizar.

Divórcio

Desde que iniciou o processo, a Venezuela deixou de comparecer às reuniões na sede da OEA, embora algumas horas antes do início da consulta nesta quarta-feira tenha acreditado sua participação. Os 34 países do bloco se credenciaram a participar da reunião de chanceleres, mas o encontro começou com a cadeira do representante venezuelano vazia.

Na abertura dos trabalhos, a delegação da Nicarágua expressou seu "mais firme repúdio e enérgica condenação" pelo gesto "inamistoso" da OEA de realizar una sessão de consultas sobre a situação na Venezuela sem o consentimento deste país.

Mas o chanceler mexicano, Luis Videgaray, afirmou que embora a solução da crise corresponda aos venezuelanos, "a comunidade internacional tem a responsabilidade de agir para que as partes consigam restabelecer a confiança e, assim, poder desenvolver um novo processo de negociação".

Impulso ao novo diálogo

Há três propostas de Declaração que, com algumas diferenças de tom, pedem ao governo da Venezuela que desista de sua iniciativa de convocar uma Assembleia Constituinte, e proceda à libertação de presos por razões políticas. Uma proposta é de Antiga e Barbuda, outra foi apresentada por Peru, Canadá, Estados Unidos, México e Panamá, e a terceira pelo bloco de países do Caribe, o CARICOM.

Mas as consultas nos bastidores podem resultar no avanço de uma proposta diplomática: estabelecer um Grupo de Contato, formado por vários países - inclusive de fora do continente - que atue como mediador de um novo esforço de diálogo entre o governo venezuelano e a oposição. O diálogo não será fácil. Em Bruxelas, o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Julio Borges, disse que a Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro é um "golpe de Estado".

Uma centena de venezuelanos se amontoaram sob um sol inclemente em frente à sede da OEA, em Washington, para expressar seu repúdio ao governo venezuelano, ao qual qualificaram, aos gritos, de "ditadura", enquanto um punhado de pessoas gritavam logo atrás palavras de ordem a favor de Maduro. "Estão matando nossos garotos", disse à AFP a venezuelana Auxiliadora Pacheco de 68 anos, pedindo aos chanceleres reunidos chegar a um acordo que permita "eleições livres" em seu país.

Últimas notícias