Oriente Médio

EUA questionam falta de justificativa para embargo ao Catar

Porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert, questionou se o embargo realmente foi feito pela suspeita de apoio do Catar ao terrorismo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/06/2017 às 18:15
STRINGER / AFP
Porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert, questionou se o embargo realmente foi feito pela suspeita de apoio do Catar ao terrorismo - FOTO: STRINGER / AFP
Leitura:

O governo americano está "desconcertado", porque a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo não apresentaram detalhes que justifiquem seu embargo ao Catar - declarou o Departamento de Estado nesta terça-feira (20).

Apontando a crescente frustração de Washington diante do papel de Riad na crise, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert, pediu às partes envolvidas que resolvam suas diferenças.

A assessora questionou se a suspeita de apoio do Catar ao terrorismo é a verdadeira causa da crise, ou se há alguma disputa política subjacente.

"Agora que mais de duas semanas se passaram desde que o embargo começou, estamos desconcertados, porque os Estados do Golfo não informaram aos catarianos, nem à opinião pública os detalhes das reclamações que estão fazendo ao Catar", disse.

"Quanto mais o tempo passa, mais dúvidas se colocam sobre as medidas adotadas pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos", acrescentou, em um golpe significativo a dois dos mais próximos aliados de Washington.

"Nesse ponto, nos resta uma pergunta simples: eram as ações realmente por suas preocupações em relação ao suposto apoio do Catar ao terrorismo? Ou se referiam às velhas querelas entre os países do CCG?", questionou, referindo-se ao Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui Doha e Riad.

Últimas notícias