UNIÃO EUROPEIA

UE fortalecida recebe uma fragilizada May para debater o Brexit

A reunião é a primeira para a chefe de Governo do Reino Unido desde que perdeu a maioria absoluta no Parlamento

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/06/2017 às 9:06
Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
A reunião é a primeira para a chefe de Governo do Reino Unido desde que perdeu a maioria absoluta no Parlamento - FOTO: Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
Leitura:

Com a primeira-ministra britânica Theresa May em posição frágil e o presidente francês Emmanuel Macron fortalecido, os governantes da União Europeia (UE) se reúnem a partir desta quinta-feira em Bruxelas, com a expectativa de finalmente deixar para trás o sentimento antieuropeu que estimulou o Brexit.

"Nos reuniremos em um contexto político diferente de alguns meses atrás, quando as forças contrárias à União estavam no auge", escreveu em sua carta de convite aos 28 governantes do bloco o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Na sexta-feira, a vitória da saída do Reino Unido da UE em um referendo completa um ano. O bloco deve debater por dois dias os vários desafios que enfrentam: luta contra o terrorismo, defesa, crise migratória, comércio e o inevitável Brexit.

A reunião é a primeira para a chefe de Governo do Reino Unido, Theresa May, desde que perdeu a maioria absoluta no Parlamento em eleições antecipadas convocadas justamente com o objetivo de reforçar sua posição ante as negociações de divórcio com a UE.

Ela deve apresentar sua proposta para os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e dos britânicos no resto do bloco após o Brexit.

Macron

A reunião também é a primeira para o novo presidente francês, Emmanuel Macron, que, depois de derrotar com um programa europeísta a ultradireitista e eurófoba Marine Le Pen, conquistou uma ampla maioria nas legislativas do último fim de semana.

Últimas notícias