Venezuela

Nicolás Maduro pede "insurreição popular" caso governo seja afetado

Maduro convocou uma Assembleia Nacional Constituinte cuja eleição ocorre no dia 30 de julho

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 26/06/2017 às 7:31
Foto: AFP
Maduro convocou uma Assembleia Nacional Constituinte cuja eleição ocorre no dia 30 de julho - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesse domingo (25) à população e à Força Armada que se declare "em insurreição popular constitucional geral", caso ocorra algum fato que afete sua integridade física, liberdade ou a legalidade de seu governo. A informação é da Agência EFE.

"Se algum dia a Venezuela for testemunha de algum feito que afete a minha integridade física, a minha liberdade ou a legitimidade e constitucionalidade do governo bolivariano, que o povo e a Força Armada se declarem em insurreição popular constitucional geral, em união cívica militar, e recuperem a Constituição", disse no programa Domingo com Maduro.

No programa, transmitido pelo canal estatal VTV, ele disse também que se algo do tipo ocorrer, a paz deve ser recuperada e "a democracia verdadeira" deve prevalecer, como ocorreu nos dias 13 e 14 de abril de 2002, quando o ex-presidente Hugo Chávez se afastou momentaneamente do poder por causa de um golpe de Estado.

"Estou antecipando, não estou exagerando. Apenas preparo o nosso povo porque um povo informado e preparado vale por dois, vale por mil", acrescentou.

O apelo foi feito por Maduro ao afirmar que um fato pode atingir o governo ou pode surgir "como produto das conspirações do imperialismo, da direita e dos traidores e traidoras".

Durante o programa, Maduro disse ainda que na última semana houve uma "série de eventos" porque "o imperialismo tentou a loucura de gerar uma comoção nacional, internacional e, no meio dessa comoção, derrubar o governo legítimo e constitucional e impor uma junta de transição" no país.

Segundo o presidente, a ideia consistia em dar "um golpe internacional" a partir da Organização de Estados Americanos (OEA), depois com um "massacre" e "mortes lamentáveis", com um "gotejamento militar" e, por último, juramentar essa junta de transição, mas disse que tudo isso foi contido e derrotado.

Há quase três meses, a Venezuela enfrenta uma série de manifestações contrárias e favoráveis ao governo. Tudo começou quando a oposição denunciou a ruptura da ordem constitucional, após algumas sentenças do Supremo, parcialmente revertidas, nas quais assumiam as competências do Parlamento.

Os protestos aumentaram com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Alguns protestos terminaram em violência, deixando 75 mortos e mais de mil feridos, de acordo com o Ministério Público.

Últimas notícias