Catar

Arábia Saudita afirma que exigências ao Catar não são negociáveis

Arábia Saudita quer que Catar cumpra lista com 13 exigências. Riad e aliados afirmam que o país está ligado ao terrorismo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/06/2017 às 23:26
Foto: AFP
Arábia Saudita quer que Catar cumpra lista com 13 exigências. Riad e aliados afirmam que o país está ligado ao terrorismo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Arábia Saudita reafirmou nesta terça-feira que suas exigências em relação ao Catar não são negociáveis, ao mesmo tempo em que o secretário americano de Estado, Rex Tillerson, conversava com o chanceler catariano sobre a crise no Golfo.

O chanceler saudita, Adel al-Jubeir, que também esteve em Washington, se manteve inflexível diante das tentativas de diplomatas americanos e kuwaitianos de mediar a disputa, que tem isolado o Catar, um aliado dos Estados Unidos.

"Nossas exigências em relação ao Catar não são negociáveis. Depende agora do Catar deixar de dar apoio ao extremismo e ao terrorismo", afirmou Jubeir no Twitter.

Riad elaborou uma lista de 13 exigências para o Catar, incluindo o fechamento da rede de televisão Al-Jazeera, redução das relações diplomáticas com o Irã e fechamento de uma base militar turca no emirado.

Os Estados Unidos advertiram que algumas destas exigências serão difíceis de aceitar por parte do Catar, e pediu à Arábia Saudita que realize outra lista com propostas "razoáveis e possíveis".

Tillerson exortou as partes a "permanecer abertas à negociação, que é a melhor maneira de se resolver o conflito," segundo o departamento de Estado.

Sobre as declarações de Al-Jubeir, o secretário de Estado disse esperar "que todas as partes continuem conversando de boa fé".

Países que criticam o Catar

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Barein anunciaram no dia 5 de junho a ruptura das relações com o Catar, país que acusam de apoiar grupos extremistas.

Últimas notícias