Rebateu

China critica comentário 'irresponsável' sobre Nobel da Paz libertado

China afirmou que nenhum país tem direito de interferir sobre assuntos internos após Estados Unidos apelarem para liberdade total de Liu Xiaobo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/06/2017 às 7:44
Foto: HANDOUT / LIU FAMILY / AFP
China afirmou que nenhum país tem direito de interferir sobre assuntos internos após Estados Unidos apelarem para liberdade total de Liu Xiaobo - FOTO: Foto: HANDOUT / LIU FAMILY / AFP
Leitura:

 A China criticou nesta terça-feira (27) o que chamou de "comentários irresponsáveis" sobre o vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2010 Liu Xiaobo, em liberdade condicional e vítima de um câncer terminal, após um apelo dos Estados Unidos para que ele receba "liberdade de movimento".

"Nenhum país tem o direito de interferir ou de fazer comentários irresponsáveis sobre os assuntos internos chineses", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, ao ser questionado sobre as declarações americanas.

"A China é um país regido pelo Estado de direito, onde todos são iguais perante a lei. Todo país deveria respeitar a soberania judicial da China e não utilizar casos individuais com fins de ingerência", destacou Lu.

O governo dos Estados Unidos pediu a China que conceda a Liu Xiaobo "liberdade de movimento" e acesso ao atendimento médico que ele desejar, depois que as autoridades confirmaram que o dissidente, diagnosticado com um câncer em fase terminal, foi transferido da prisão para um hospital.

Últimas notícias