ÁFRICA DO SUL

Vizinhos da África do Sul suspendem importações devido à gripe aviária

Para conter o surto, a África do Sul está abatendo milhares de aves

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/06/2017 às 15:37
Foto: Emile Kouton/AFP
Para conter o surto, a África do Sul está abatendo milhares de aves - FOTO: Foto: Emile Kouton/AFP
Leitura:

Quatro países vizinhos suspenderam as importações de aves da África do Sul, após um surto de um vírus altamente contagioso de gripe aviária.

Nesta terça-feira (27), a Namíbia foi o último dos países da região a banir os frangos - vivos, ou crus - da África do Sul. Na última semana, um surto de gripe do tipo H5N8 se espalhou por duas fazendas de aves do país.

Windhoek seguiu a tendência de Botswana, Zimbábue e Moçambique. A Zâmbia já havia parado de importar certos produtos aviários da África do Sul antes dessa crise.

Em um pronunciamento, o veterinário-chefe oficial da Namíbia, Adrianatus Maseke, confirmou a "suspensão da importação e do transporte de aves vivas, produtos aviários e ostras da África do Sul".

As autoridades namibianas também suspenderam as importações da Bélgica, que relatou um surto de gripe aviária em fevereiro.

Para conter o surto, a África do Sul está abatendo milhares de aves e aplicou uma proibição nacional da venda de galinhas vivas. A cepa H5N8 se espalha rapidamente pelas fazendas atingidas.

Especialistas sul-africanos apontam que o vírus chegou à região após a migração de aves da Europa. Desde outubro passado, a gripe foi detectada em 15 países europeus, incluindo Reino Unido, França e Alemanha.

Últimas notícias