ACUSAÇÃO

Coreia do Norte pede execução ex-presidente sul-coreana

A Coreia do Norte prometeu executar a ex-presidente da Coreia do Sul e seu diretor de espionagem, acusando-os de planejar a morte de Kim Jong Un

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/06/2017 às 13:16
Foto: JEON HEON-KYUN / AFP
A Coreia do Norte prometeu executar a ex-presidente da Coreia do Sul e seu diretor de espionagem, acusando-os de planejar a morte de Kim Jong Un - FOTO: Foto: JEON HEON-KYUN / AFP
Leitura:

O governo da Coreia do Norte prometeu executar a ex-presidente da Coreia do Sul e seu diretor de espionagem, acusando-os de planejar o assassinato do supremo líder do país, Kim Jong Un.

Segundo a agência central de notícias norte-coreana, o regime de Pyongyan irá impor uma "pena de morte" sobre a Park Geun-hye, que sofreu impeachment no ano passado, e seu chefe de espionagem, Lee Byoung Ho, por tramar contra o líder do país. O isolado regime também exigiu que a Coreia do Sul entregue os dois acusados.

Uma autoridade da Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul afirmou que as alegações são inverídicas.

Relações diplomáticas

As relações diplomáticas entre as duas Coreias deterioraram com a chegada do governo conservador de Park, que adotou uma linha mais dura em relação ao vizinho do norte. O anúncio também aconteceu horas depois de o atual presidente, Moon Jae-in, partir para os Estados Unidos para encontro com o presidente Donald Trump. O encontro entre os dois líderes deve ser dominado pela discussão sobre o regime norte-coreano. Fonte: Associated Press.

Últimas notícias