FAIXA DE GAZA

Autoridade Palestina vai aposentar 6,1 mil funcionários em Gaza

A Autoridade Palestina disputa o poder com o Hamas desde que o grupo islâmico tomou o poder em Gaza em 2007

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/07/2017 às 15:54
Foto: AFP/Getty Images
A Autoridade Palestina disputa o poder com o Hamas desde que o grupo islâmico tomou o poder em Gaza em 2007 - FOTO: Foto: AFP/Getty Images
Leitura:

A Autoridade Palestina anunciou nesta terça-feira (4) que mais de 6,1 mil funcionários públicos na Faixa de Gaza vão ser aposentados antecipadamente, mais uma medida que se inscreve nas disputas do Fatah, do presidente Mahmud Abbas, com o movimento islâmico do Hamas, que controla o enclave palestino.

O porta-voz da Autoridade Palestina, Tarek Rishmawi, explicou que a decisão de aposentar 6.150 funcionários públicos foi tomada depois que o Hamas frustrou todas as tentativas de reconciliação. 

A Autoridade Palestina, com sede na Cisjordânia, disputa o poder com o Hamas desde que o grupo islâmico tomou o poder em Gaza em 2007.

A Autoridade Palestina paga os salários dos funcionários públicos em Gaza, mas desde o início do ano reduziu o montante.

Segundo analistas, essas medidas da Autoridade Palestina visam reduzir seu déficit e gerar a animosidade da população contra o Hamas.

O grupo islâmico, através de seu porta-voz Fawzi Barhum, chamou a decisão do rival de "imoral e desumana".

No mês passado, a Autoridade Palestina parou de pagar a Israel o fornecimento de eletricidade à Faixa de Gaza. Por esta razão, o serviço foi reduzido a apenas duas horas por dia, até que o Egito começou a enviar combustível para fazer funcionar os geradores.

Últimas notícias