conversa por telefone

Trump e Merkel conversam sobre mudanças climáticas antes do G20

O telefonema entre os dois líderes ocorreu dias após Merkel prever conversas muito difíceis sobre as mudanças climáticas e o comércio durante o encontro

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 05/07/2017 às 7:01
Foto: MIGUEL MEDINA / AFP
O telefonema entre os dois líderes ocorreu dias após Merkel prever conversas muito difíceis sobre as mudanças climáticas e o comércio durante o encontro - FOTO: Foto: MIGUEL MEDINA / AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma conversa por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes da cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha, informou a Casa Branca.

"Numa extensa discussão, os líderes abordaram as questões climáticas, a Iniciativa de Financiamento das Empreendedoras da Mulher e o comércio, incluindo a capacidade global do aço," disse a Casa Branca em comunicado.

Embora a declaração da Casa Branca não tenha mencionado isso, um porta-voz do governo alemão informou que uma reunião entre Merkel e Trump "provavelmente acontecerá no início da noite de quinta-feira [6]", antes da Cúpula do G20 que ocorrerá nos próximos dias 7 e 8.

O telefonema entre os dois líderes ocorreu dias depois de Merkel prever conversas muito difíceis sobre as mudanças climáticas e o comércio durante o encontro.

"Quem quer que acredite que os problemas deste mundo possam ser resolvidos pelo isolacionismo e o protecionismo está cometendo um tremendo erro," disse Merkel em discurso no Parlamento alemão.

Acordo de Paris

Uma das maiores críticas da decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, a chanceler classificou o tratado climático de irreversível" e inegociável.

"Nós iremos e devemos enfrentar esse desafio existencial," disse ela. "Não podemos e nem esperamos até que todas as pessoas do mundo possam estar convencidas das mudanças climáticas por meio de evidências científicas."

Últimas notícias