Diplomacia

Peña Nieto e Macron fazem apelo por multilateralismo comercial

Macron aproveitou o encontro com Peña Nieto para demonstrar o desejo de desenvolver as relações comerciais entre México e União Europeia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/07/2017 às 22:43
ETIENNE LAURENT / POOL / AFP
Macron aproveitou o encontro com Peña Nieto para demonstrar o desejo de desenvolver as relações comerciais entre México e União Europeia - FOTO: ETIENNE LAURENT / POOL / AFP
Leitura:

Os presidentes do México e da França, Enrique Peña Nieto e Emmanuel Macron, fizeram um chamado pela manutenção do multilateralismo comercial "tal como é hoje", nesta quinta-feira, em Paris.

 

"Somos dois países que acreditam na abertura comercial, acreditam no multilateralismo, acreditam justamente na globalização e buscamos oportunidades neste contexto", disse Peña Nieto no Palácio do Eliseu, onde se reuniu com Macron antes de viajar à Alemanha para participar da reunião de cúpula do G20.

"Desejo que possamos apoiar com força o multilateralismo tal como é hoje", expressou o mandatário francês, que também demonstrou seu desejo de "desenvolver as relações comerciais que estão sendo negociadas entre União Europeia e México".

Macron saudou a relação "muito forte" de Peña Nieto com a França, comemorou a decisão do México de equipar o aeroporto de sua capital para receber o novo modelo de Airbus e adiantou que no jantar posterior ao encontro de trabalho abordarão a situação na Venezuela.

"Vamos falar sobre temas de interesse comum e também de temas regionais, que são muito sensíveis para o México, sobretudo a crise venezuelana: sobre este tema vamos fazer uma troca de nossos pontos de vista", disse o presidente francês.

Peña Nieto concordou sobre a importância de abordar "os temas da região da América Latina, particularmente ocupados e preocupados com o que acontece na Venezuela". O presidente mexicano citou especialmente "os atos muito lamentáveis ocorridos ontem, que o México condenou por atentar contra a democracia e por ser um ataque à tarefa que o Parlamento tem nesse país".

Os membros dos 20 países mais industrializados e emergentes do mundo mais a União Europeia se reúnem nesta sexta-feira e no sábado na cidade alemã de Hamburgo, para uma cúpula que deve ter discussões tensas das questões comerciais e climáticas, diante a postura radical da administração americana.

Nesta sexta, Peña Nieto vai se reunir com Donald Trump. A diplomacia mexicana já deixou claro que não espera resolver as questões mais importantes entre os dois países durante o encontro.

Na reunião desta quinta, Macron e Peña Nieto elogiaram o bom estado da associação estratégica entre seus países.

Falando sobre clima, Macron destacou o "forte compromisso (do México) na negociação e no êxito do Acordo de Paris", e pediu que se "comprometa igualmente na sua execução".

Últimas notícias