Japão

Japão proíbe visitas à ilha patrimônio mundial da Unesco

Japão já proibia que a visitação de mulheres à Ilha de Okinoshima e só permitia que homens fossem ao local um dia por ano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/07/2017 às 10:39
Foto: JIJI PRESS/AFP
Japão já proibia que a visitação de mulheres à Ilha de Okinoshima e só permitia que homens fossem ao local um dia por ano - FOTO: Foto: JIJI PRESS/AFP
Leitura:

O Japão proibirá a partir do próximo ano as visitas à ilha de Okinoshima, um dos lugares mais sagrados do arquipélago e inscrito no domingo passado no patrimônio mundial da Unesco.

Esta ilha no Mar do Japão estava vetada às mulheres e só recebia visitantes um dia por ano, em 27 de maio. Seu número se limitava a 200 homens, que deviam fazer suas abluções antes de entrar em Okinoshima. 

Mas o complexo de templos Munakata Taisha, proprietário da ilha, decidiu proibir a partir de 2018 as visitas de todos os laicos, mulheres ou homens, para proteger o lugar, segundo um dos porta-vozes.

Os monges xintoístas serão os únicos que poderão ter acesso à ilha, assim como pesquisadores que trabalham para preservar a zona.

Segundo a tradição, o único residente de Okinoshima, situada diante de Kyushu, a ilha mais meridional do Japão, é um monge.

A ilha foi durante muito tempo local de intercâmbio com o exterior e abriga inúmeros vestígios desse passado.

Últimas notícias