Conflito

Justiça mantém prisão de ativistas de direitos humanos na Turquia

Oito militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da AI Idil Eser, foram detidos no início de julho, junto com um sueco e um alemão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/07/2017 às 3:40
Foto: reprodução
Oito militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da AI Idil Eser, foram detidos no início de julho, junto com um sueco e um alemão - FOTO: Foto: reprodução
Leitura:

Um tribunal turco decidiu nesta terça-feira (18) manter a prisão de seis militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da Anistia Internacional (AI) para a Turquia, informou a ONG, denunciando a "simulação de julgamento".

Oito militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da AI Idil Eser, foram detidos no início de julho, junto com um sueco e um alemão.

"Seis destes militantes permanecem detidos e outros quatro estão em liberdade condicional, disse à AFP Andrew Gardner, investigador da AI especialista em Turquia.

O grupo é acusado de delinquir "em nome de uma organização terrorista sem integrar a mesma", acrescentou Gardner.

Alarme internacional

A detenção dos ativistas gerou alarme internacional em relação à política repressiva do regime do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Expurgos em massa foram praticados pelas autoridades desde a tentativa de golpe de Estado, há um ano, e a situação preocupa cada vez mais os aliados ocidentais de Ancara e as organizações de direitos humanos.

O governo acusa o pregador Fethullah Gülen de estar por trás da tentativa de golpe e persegue seus partidários.

Em ondas sucessivas de repressão, o governo já deteve 50 mil pessoas e destituiu mais de 100 mil funcionários públicos.

Últimas notícias