coreia do norte

Conselho de Segurança vota neste sábado sanções contra Pyongyang

A pressão para se adotar medidas punitivas aumentou quando o regime de Kim Jong-Un afirmou que "todo o território continental dos Estados Unidos" está a seu alcance

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/08/2017 às 10:30
Foto: AFP
A pressão para se adotar medidas punitivas aumentou quando o regime de Kim Jong-Un afirmou que "todo o território continental dos Estados Unidos" está a seu alcance - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votará neste sábado (5) um projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos para endurecer as sanções contra a Coreia do Norte, informaram fontes diplomáticas. A votação, que deve privar o regime de Pyongyang de 1 bilhão de dólares ao ano em exportações de carvão, peixe e marisco, está prevista para às 15H00 local (16H00 Brasília).

Os Estados Unidos têm negociado a nova proposta de sanções com a China - principal parceiro comercial e aliado da Coreia do Norte - desde que Pyongyang lançou, em 4 de julho, um míssil balístico intercontinental.

A pressão para se adotar medidas punitivas aumentou quando o regime de Kim Jong-Un afirmou que "todo o território continental dos Estados Unidos" está a seu alcance.

Se forem aprovadas, as sanções privarão a Coreia do Norte de um terço do ingresso anual de suas divisas externas, que totalizam 3 bilhões de dólares, segundo um diplomata ligado às negociações.

O projeto também proíbe Pyongyang de enviar trabalhadores ao estrangeiro e qualquer nova associação de empresas e investidores nas atuais companhias binacionais.

Uma fonte diplomática disse que tem "grande confiança" de que China e Rússia apoiarão as sanções propostas.

Caso obtenha o sinal verde, esta nova série de sanções será a sétima imposta à Coreia do Norte desde 2006, quando realizou seu primeiro teste nuclear.

Últimas notícias