TRAGÉDIA NA ESPANHA

Autoridades do mundo todo condenam ataque terrorista a Barcelona

Atentado deixou ao menos 13 mortos e mais de cem feridos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/08/2017 às 19:37
Foto: LLUIS GENE/AFP
Atentado deixou ao menos 13 mortos e mais de cem feridos - FOTO: Foto: LLUIS GENE/AFP
Leitura:

Políticos e autoridades do mundo inteiro, entre eles o presidente Michel Temer, condenaram, nesta quinta-feira (17), o atentado terrorista ocorrido no meio da tarde em Barcelona, na Espanha, em que uma van avançou sobre os pedestres, deixando ao menos 13 mortos e mais de cem feridos. 

Brasil

O presidente Michel Temer prestou solidariedade à população da Catalunha pelo Twitter. "Estamos consternados com o ataque em Barcelona. O Brasil se solidariza com o povo espanhol. Nossos sentimentos à família das vítimas", publicou o mandatário. 

Mais cedo, o Itamaraty já tinha se pronunciado sobre o assunto. "O governo brasileiro deplora veementemente o ataque terrorista", diz o comunicado. "O Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação". 

O craque Neymar, que recentemente trocou o FC Barcelona e pelo francês Paris Saint-Germain, também usou o Twitter para prestar condolências.   

"Que Deus conforte todas as famílias. #PrayForBarcelona te quiero BARCELONA", escreveu o jogador.

Espanha

"Os terroristas não vão triunfar jamais sobre um povo unido que ama a liberdade em face à barbárie", tuitou Mariano Rajoy, chefe do governo espanhol. 

"Eles não vão nos aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. Las Ramblas vão pertencer novamente a todos", escreveu o palácio do rei espanhol Felipe VI.

Cristiano Ronaldo, ídolo português do Real Madrid, disse estar "consternado com as notícias que chegam de Barcelona". Ele expressou "todo o meu apoio e solidariedade à família e aos amigos das vítimas".

Reino Unido

O Reino Unido, vítima de diversos atentados nos últimos meses, é "solidário à Espanha contra o terrorismo", disse a primeira-ministra Theresa May após o ataque de Barcelona.

"Meus pensamentos estão com as vítimas do terrível ataque de hoje em Barcelona e com os serviços de emergência. (...) O Reino Unido apoia a Espanha contra o terrorismo", declarou ela no Twitter

Estados Unidos

"Os Estados Unidos condenam o ataque terrorista de Barcelona, na Espanha, e farão tudo o que for necessário para ajudar", reagiu Trump no Twitter. "Sejam corajosos e fortes, nós os amamos!", acrescentou.

Pouco antes, o secretário de Estado, Rex Tillerson, disse que os Estados Unidos estarão ao lado da Espanha. 

França 

O presidente francês, Emmanuel Macron, transmitiu nesta quinta-feira "a solidariedade da França às vítimas do trágico ataque a Barcelona". "Nós permanecemos unidos e determinados", escreveu ele no Twitter.

Alemanha

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, denunciou o ataque "revoltante". "Nós pensamos com profunda tristeza nas vítimas do ataque revoltante de Barcelona - com solidariedade e amizade nos espanhóis", escreveu Steffen Seibert em sua conta no Twitter.

 Bélgica

"A loucura assassina dos terroristas atinge Barcelona", escreveu no Twitter Didier Reynders, ministro belga de Relações Exteriores, cujo país foi agredido severamente por atentados de extremistas. "Estamos novamente solidários e com os pensamentos nas vítimas e nas pessoas próximas".

Itália 

"Barcelona, a esplêndida, a amiga, foi atacada. A Itália está perto das autoridades locais e espanholas. Nossos pensamentos se voltam para as pessoas atingidas", declarou Paolo Gentiloni, chefe do governo italiano.

Vaticano

O papa Francisco expressou sua "grande preocupação" e sua proximidade com o povo espanhol. "O Santo Padre está acompanhando com grande preocupação o que está acontecendo em Barcelona", anunciou em um comunicado o porta-voz do Vaticano, Greg Burk.

Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu que o mundo se una "em uma batalha intransigente contra as forças do terror". "Condenamos firmemente este crime cruel e cínico contra civis", manifestou Putin em um telegrama de pesar ao rei espanhol, Felipe VI.

"O que aconteceu confirma mais uma vez a necessidade de uma legítima união dos esforços de toda a comunidade mundial em uma batalha intransigente contra as forças do terror", acrescentou.

Israel 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu ao "mundo civilizado para lutar contra o terrorismo". "Vimos novamente hoje à noite que os ataques de terrorismo chegam a todos os lugares", afirmou em um comunicado.

Turquia

O Ministério de Relações Exteriores turco condenou "com a maior firmeza" o ataque a Barcelona em um comunicado. "Nós reiteramos nossa resolução de ficarmos solidários à Espanha, que é uma amiga e aliada da Turquia, e de fornecer para esse fim toda a ajuda possível".

UE

"Minhas profundas condolências às famílias e amigos das vítimas, a Mariano Rajoy e aos cidadão da Espanha", escreveu Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia no Twitter.

O presidente do Parlamento europeu Antonio Tajani ofereceu seu "pleno apoio" às autoridades espanholas. "A UE unida para defender a paz", afirmou no Twitter. 

Para o presidente do Conselho europeu, Donald Tusk, "toda a Europa está com Barcelona". "Nossos pensamentos estão com as vítimas e os que foram afetados por esse ataque covarde a inocentes", escreveu no Twitter. 

Otan 

O secretário-geral da Otan Jens Stoltenberg denunciou, no Twitter, um ataque "terrível": "Meus pensamentos estão com os que foram afetados. Continuamos unidos na luta contra o terrorismo". 

Últimas notícias