Turquia

Erdogan pede a turcos da Alemanha que não apoiem cristãos-democratas

Presidente turco afirmou que partidos da Alemanha de base cristã eram inimigos da Turquia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/08/2017 às 12:32
Foto: AFP
Presidente turco afirmou que partidos da Alemanha de base cristã eram inimigos da Turquia - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan pediu nesta sexta-feira aos turcos da Alemanha que não votem no Partido Cristão-Democrata (CDU), no Partido Social-Democrata(SPD) e no Partido Verde nas legislativas de setembro, provocando a reação do governo alemão.

"Digo a todos meus compatriotas da Alemanha: não apoiem os cristãos-democratas, o SPD ou os Verdes. São todos inimigos da Turquia", afirmou à imprensa.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, reagiu e denunciou uma "ingerência de Erdogan na campanha alemã".

"Esta ingerência de Erdogan na campanha eleitoral mostra que ele quer colocar as pessoas umas contra as outras na Alemanha", afirmou.

As relações entre Turquia e Alemanha são muito tensas desde  fracassado golpe de 15 de julho de 2016, pois Ancara acusa Berlim de ser indulgente com os terroristas ao abrigar separatistas curdos e supostos golpistas.

A Alemanha, por sua vez, condena os expurgos realizados na Turquia depois do golpe, quando foram detidas mais de 50.000 pessoas.

O SPD, cujo candidato à chancelaria é o ex-presidente do  Parlamento europeu Martin Schulz, e a CDU de Angela Merkel disputam as eleições de 24 de setembro, mas têm uma posição comum sobre a Turquia.

Os Verdes defendem uma linha mais dura contra a Turquia. Sua co-presidente, Cem Özdemir, que é de origem turca é muito crítica ao presidente Erdogan.

Últimas notícias