JUSTIÇA

Militares são condenados no Peru por mortes em quartel há 30 anos

As vítimas seriam, de acordo com os militares, integrantes da guerrilha Sendero Luminoso

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/08/2017 às 9:51
Foto: Reprodução/Google Maps
As vítimas seriam, de acordo com os militares, integrantes da guerrilha Sendero Luminoso - FOTO: Foto: Reprodução/Google Maps
Leitura:

Um tribunal peruano condenou na madrugada desta sexta-feira (18) um grupo de militares responsáveis, há três décadas, pela tortura, pelo assassinato e pelo desaparecimento de 53 pessoas em um quartel militar na cidade andina de Huamanga.

As vítimas seriam, de acordo com os militares, integrantes da guerrilha Sendero Luminoso.

O chefe do Batalhão "Los Cabitos", o ex-tenente-coronel Humberto Orbegozo, recebeu a maior pena, de 30 anos de prisão. Já o chefe do Destacamento de Inteligência de Ayacucho, Pedro Paz Avendaño, foi condenado a 23 anos.

O juiz Ricardo Brousset ordenou a detenção imediata dos militares acusados de assassinato, os quais não acompanharam a leitura da sentença.

O chefe do Estado-Maior administrativo, coronel Roberto Saldaña, foi absolvido de culpa, enquanto as acusações contra os coronéis Carlos Briceño e Carlos Millones foram retiradas por problemas de saúde.

Durante a audiência, que começou na noite de quinta-feira e seguiu até a madrugada desta sexta, foram citados os atos de violência, sequestro, desaparecimentos, torturas e execuções contra 53 vítimas no quartel Domingo Ayarza, mais conhecido como "Los Cabitos", em 1983.

Desaparecidos

Segundo a Procuradoria, deste total, 34 pessoas permanecem na condição de desaparecidos, 15 foram torturadas, três mulheres sofreram violência sexual, e uma foi executada.

Esses crimes foram cometidos na cidade andina de Huamanga, na região Ayacucho, quando as Forças Armadas ficaram encarregadas da luta contra o Sendero Luminoso. Em "Los Cabitos", havia um forno usado para incinerar restos humanos.

Entre 1980 e 2000, o Peru viveu uma guerra contra as guerrilhas do Sendero Luminoso e do MRTA, a qual deixou 69 mil mortos, segundo a Comissão da Verdade do país.

Últimas notícias