ESTADOS UNIDOS

Autoridades do Texas esperam 30 mil desabrigados após o furacão Harvey

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) mobilizou recursos importantes para ''proteger a vida'', afirmou o diretor da agência

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/08/2017 às 10:33
Foto: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) mobilizou recursos importantes para ''proteger a vida'', afirmou o diretor da agência - FOTO: Foto: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

As autoridades americanas esperam nesta segunda-feira (28) receber quase 30.000 pessoas nos centros para desabrigados organizados após a inundação sem precedentes provocada pela tempestade Harvey no Texas.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) mobilizou recursos importantes para "proteger a vida", afirmou o diretor da agência, Brock Long, em uma entrevista coletiva em Washington.

"Esta missão de refúgio será uma tarefa muito pesada. Esperamos que mais de 30.000 pessoas sejam levadas para abrigos temporários, para basicamente estabilizar a situação e oferecer cuidados", indicou Long.

"Neste momento é uma situação em processo. Ainda não estamos em situação de recuperação", disse.

"Buscamos reforçar as operações de busca e resgate em uma zona muito ampla, de mais de 30 ou 50 condados que foram impactados no Texas pelo Harvey", completou Long.

Meteorologia

O diretor do Serviço Nacional de Meteorologia, Louis Uccellini, afirmou que a previsão para Harvey é "incerta".

Harvey, que tocou a terra como furacão de categoria 4 na sexta-feira (25) no Texas e perdeu força até virar uma tempestade tropical, "está criando sua própria circulação, por isto o prognóstico de sua trajetória continua sendo difícil para nós. Temos que prestar muita atenção em como avançamos".

No momento, a meteorologia espera que o Harvey siga para o leste nos próximos cinco dias, até o limite entre os estados do Texas e Louisiana.

Últimas notícias