Conflito

Bangladesh expulsa mais de 500 rohingyas que fugiram de Mianmar

Em um dos incidentes ocorridos nesta segunda-feira (28), 141 rohingyas foram expulsos

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 28/08/2017 às 11:18
Foto: Google Maps
Em um dos incidentes ocorridos nesta segunda-feira (28), 141 rohingyas foram expulsos - FOTO: Foto: Google Maps
Leitura:

As autoridades de Bangladesh expulsaram pelo menos 511 integrantes da minoria muçulmana rohingya, 221 deles nas últimas 24 horas. Eles tentaram entrar nos últimos quatro dias no país, procedentes de Mianmar, onde um novo surto de violência deixou cerca de 100 mortos. A informação é da Agência EFE.

O Rio Naf, que serve como fronteira natural entre Bangladesh e Mianmar, é o ponto mais quente deste novo fluxo de rohingyas, que tentam alcançar o território de Bangladesh utilizando embarcações.

Em um dos incidentes ocorridos nesta segunda-feira (28), 141 rohingyas foram expulsos, conforme revelou à Agência EFE Shariful Islam Jamaddar, subcomandante da Guarda Fronteiriça de Bangladesh na região de Teknaf, no Sudeste do país. O policial acrescentou que seu pessoal espera que os migrantes tentem entrar no país outra vez a qualquer momento, por isso os agentes estão em "alerta".

"Podemos ouvir o choro das crianças na outra margem do rio, mas não podemos ajudá-los", explicou Jamaddar.

O oficial da polícia de Teknaf, Mainuddin Khan, acrescentou que mais sete pessoas pertencentes a esse grupo étnico muçulmano foram detidas na área e expulsas para o outro lado da fronteira.

Além disso, na região de Ukhia, também perto da fronteira com Mianmar, foram detidos e expulsos 73 rohingyas, disse à EFE Kai Kislu, um oficial de polícia na área.

"Também detivemos dois traficantes rohingyas, que os ajudavam a entrar em Bangladesh", detalhou Kislu.

Migração

Entre os que conseguiram migrar com sucesso em Bangladesh, "mais de 3 mil" segundo a Organização das Nações Unidas, está o agricultor Shafiullah, de 40 anos, que entrou hoje em território bengalês com a mulher e cinco filhos.

"Tentei entrar ontem com um grupo, mas a guarda fronteiriça nos afugentou, mas hoje corremos até Bangladesh após ouvirmos disparos do lado de Mianmar", explicou Shafiullah, que acrescentou que estava há três dias na fronteira esperando uma oportunidade para entrar.

Segundo o agricultor rohingya, "os budistas saquearam" sua casa após os ataques e levaram "todos os artigos de metal" para evitar que ele pudesse usá-los para enfrentá-los.

Algumas das pessoas que entraram em Bangladesh estavam feridas e o chefe da segurança da Escola de Medicina e Hospital de Chittagong, Mohammad Alauddin, disse que 17 rohingyas deram entrada no centro durante os últimos dias, dos quais um suposto rebelde morreu, e os demais estão sendo tratados.

"Quatorze deles tem ferimentos de bala e os outros apresentam queimaduras", informou Alauddin.

A nova crise de refugiados começou na sexta-feira (25) com os ataques reivindicados por rebeldes rohingyas contra forças de segurança no conflituoso estado de Rakhine, em Mianmar, onde está a maioria dos membros dessa minoria muçulmana.

Mais de 1 milhão de rohingyas vivem em Rakhine, onde sofrem discriminação crescente desde o surto de violência de 2012, que deixou pelo menos 160 mortos e cerca de 120 mil pessoas dessa etnia confinados em 67 acampamentos de deslocados.

Últimas notícias