Tensão

EUA e Coreia do Norte trocam farpas em debate na ONU

Para Coreia do Norte, EUA tem agido de forma provocativa, exigindo medidas duras em resposta

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/08/2017 às 10:29
Foto: JIM WATSON/AFP
Para Coreia do Norte, EUA tem agido de forma provocativa, exigindo medidas duras em resposta - FOTO: Foto: JIM WATSON/AFP
Leitura:

Poucas horas depois do lançamento de um míssil norte-coreano colocar o mundo em estado de alerta, uma reunião da ONU consolidou o confronto aberto entre a diplomacia de Donald Trump e o regime de Pyongyang.

Ao tomar a palavra durante a Conferência para o Desarmamento, nas Nações Unidas em Genebra, a Coreia do Norte acusou a Casa Branca de estar levando a península coreana à "um nível extremo de explosão". Para os asiáticos, o governo tem de responder com "medidas duras". "É um fato inquestionável que os EUA estão levando a península coreana a um nível extremo de explosão ao colocar ativos estratégicos de peso na região", disse Han Tae Song, o embaixador norte-coreano.

Para ele, Washington tem agido de forma "provocativa". Segundo o diplomata, a pressão ainda viria por meio de atos como "exercícios de guerra nuclear, além de manter um congelamento nuclear e chantagem por mais de 50 anos".

"Exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul fazem parte de uma política de hostilidade", declarou. "Agora que os EUA abertamente declaram suas intenções hostis contra nós, meu país tem todo o motivo para responder com contramedidas duras, já que um exercício é um direito de autodefesa", afirmou Han.

Num alerta dirigido contra a Casa Branca, o embaixador norte-coreano ainda acusou os EUA de ser "o responsável pelas consequências catastróficas que tal situação geraria", numa referência a um eventual confronto.

Em resposta, o embaixador dos EUA, Robert Wood, alertou que o teste de Pyongyang era "uma provocação" e que a comunidade internacional estava tratando do assunto como "uma grande preocupação".

Durante os debates, o governo americano apelou para que o regime norte-coreano volte a sentar à mesa para negociar o fim de seu programa nuclear. "Vamos continuar a pedir que a Coreia do Norte acabe com esses atos de provocação e que tomem um caminho diferente", completou.

Últimas notícias