Acordos

Brexit: UE diz que debate sobre comércio só virá após avanços

Chefe de Orçamento da União Europeia afirmou que acordos sobre comércio pós-Brexit serão feitos futuramente, após avanços em ambas as partes

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 02/09/2017 às 12:52
AFP
Chefe de Orçamento da União Europeia afirmou que acordos sobre comércio pós-Brexit serão feitos futuramente, após avanços em ambas as partes - FOTO: AFP
Leitura:

O chefe da Comissão de Orçamento da União Europeia, Guenther Oettinger, disse que não é possível negociar com o Reino Unido sobre o comércio pós-Brexit a menos que os dois lados avancem "em questões fundamentais", incluindo os futuros pagamentos a Bruxelas. 

Oettinger afirmou também, em entrevista ao periódico Welt am Sonntag, que questões envolvendo os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e a fronteira marítima com a Irlanda do Norte também precisam avançar antes de que qualquer conversa sobre relação comercial. O bloco econômico é o maior parceiro comercial da Grã Bretanha. 

A autoridade da UE afirmou que, em 2013, os britânicos aceitaram contribuir com o orçamento do bloco até o fim de 2020. Na entrevista, publicada neste sábado, ele disse que Londres deve fazer novos pagamentos até 2023. 

Nesta semana, entretanto, o governo britânico já afirmou que não vai contribuir mais com o orçamento da UE após o Brexit, previsto para março de 2019.

Últimas notícias