Síria

Forças apoiadas pelos EUA retomam capital do Estado Islâmico na Síria

Cidade de Raqqa, na Síria, foi recuperada por forças armadas após quatro meses de confrontos.

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/10/2017 às 12:35
Foto: AFP
Cidade de Raqqa, na Síria, foi recuperada por forças armadas após quatro meses de confrontos. - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

As forças apoiadas pelos Estados Unidos afirmaram na terça-feira que capturaram a capital de facto do Estado Islâmico, Raqqa, na Síria. Com isso, o grupo terrorista perde seu último importante bastião urbano no Oriente Médio. As Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos curdos, apoiadas por ataques aéreos e forças especiais dos EUA, afirmaram que concluíram a batalha de quatro meses com o Estado Islâmico na cidade.

"As operações militares dentro da cidade estão completamente encerradas", afirmou Talal Silo, um porta-voz das Forças Democráticas Sírias. Segundo ele, é realizado um pente-fino na cidade para garantir que não existam células adormecidas dos extremistas e para retirar minas.

O grupo de monitoramento Observatório Sírio pelos Direitos Humanos também afirmou que Raqqa foi retomada neste terça-feira. A cidade tornou-se um sinônimo do reinado de terror dos extremistas em seu autodeclarado califado, que chegou a ter o tamanho equivalente ao da Bélgica em 2014.

A derrota ocorre três meses após a queda de Mossul, segunda maior cidade do Iraque e o maior centro urbano sob controle do Estado Islâmico.

Últimas notícias