INCERTEZA

Veja três cenários possíveis para eleições sem oposição na Venezuela

Três partidos se afastaram das eleições, alegando que não há garantias de transparência

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 31/10/2017 às 18:10
Foto: EBC
Três partidos se afastaram das eleições, alegando que não há garantias de transparência - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

A recusa dos principais partidos da oposição venezuelana em participar das eleições municipais de dezembro aumentou a incerteza sobre o desenlace da crise, agora com as presidenciais no horizonte.

A Ação Democrática (AD), o Primeiro Justiça (PJ) e o Vontade Popular (VP) - com a maior proporção de votos da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) - se afastaram das eleições, alegando que não há garantias para uma eleição transparente.

Segundo analistas, a situação apressa as municipais para aproveitar o racha na MUD, após as eleições regionais de 15 de outubro, quando os opositores só elegeram cinco governadores contra 18 do chavismo.

O VP, o AD e o PJ argumentaram na segunda-feira que preferem se concentrar em pressionar por melhores condições para as presidenciais do final de 2018, depois de considerar "fraudulento" o processo das regionais.

A oposição não descarta uma antecipação das presidenciais de parte do governo, que conta com uma Assembleia Constituinte plenipotenciária e um conselho eleitoral que, segundo a MUD, serve ao governo e permitiu "irregularidades" nas votações dos governadores.

Seguem três possíveis cenários para o conflito:

"Mapa vermelho, vermelhinho"

O chavismo controla 242 das 337 prefeituras do país, enquanto a oposição detém 76 e o restante está nas mãos de dissidentes dos dois grupos ou de independentes.

"Vejo o governo cumprindo seu plano de acabar com os opositores, os dispersou. Agora vai a caminho de uma vitória nas municipais por forfait (ausência)", comentou à AFP o cientista político Luis Salamanca.

A decisão de VP, PJ e AD relembra a marginalização da oposição nas legislativas de 2005, o que permitiu ao chavismo aprovar leis que aumentaram seu poder.

Agora, a oposição poderia perder municípios-chave, o que deixaria, no dizer dos venezuelanos, o mapa político "vermelho, vermelhinho", pelo controle do partido socialista no poder.

"A capacidade da oposição para provocar as mudanças políticas está muito debilitada. O governo está com a bola nos pés", assegurou o analista Luis Vicente León.

Maduro, vitorioso após as regionais, antecipou uma nova vitória em dezembro e advertiu que o atual sistema eleitoral não vai mudar porque é "o mais perfeito do mundo".

Ressurreição da MUD

O chefe do Parlamento, Julio Borges, do PJ, afirma que a oposição devia "travar o jogo" para que a comunidade internacional pressione por "eleições justas". "A maior batalha são as presidenciais", destacou.

Para León, a oposição deve agora convencer as bases de que a abstenção nas municipais "fragilizará o governo e que tem um plano alternativo".

Salamanca avalia que as presidenciais não se comparam com as regionais, onde muitos opositores não votaram, frustrados por não conseguir tirar Maduro, nem frear a eleição da Constituinte após os protestos violentos entre abril e julho.

"O que está em jogo em 2018 é o possível início de uma mudança de regime, é a sorte do país", comentou.

Mas, advertiu que a MUD deve se reunificar, pois "o povo não vota em partidos", mas em uma opção contra o governo, muito impopular devido à grave crise econômica que o país atravessa.

Líderes opositores asseguram que a MUD deve se refundar, pois a aliança atual está esgotada.

Novas lideranças

Embora seja provável um fortalecimento do governo, León também vê "um chavismo que se autocondena a se radicalizar e se isolar internacionalmente para preservar o poder".

Os Estados Unidos, que impuseram sanções econômicas ao país, e a União Europeia, que estuda possíveis medidas, desconhecem a Constituinte e questionaram as regionais.

Sem uma negociação à vista, a situação política e econômica do país, com graves problemas sociais devido à falta de alimentos e medicamentos, tende a se deteriorar ainda mais, segundo especialistas.

Mas também a oposição pode voar em pedaços e os partidos grandes, que não vão disputar as municipais, poderiam se fraturar nas regiões, pois muitos opositores querem evitar que o chavismo controle seus municípios.

"É de se esperar também uma perda de relações de confiança entre a oposição e a comunidade internacional, ao não conseguir esta última interlocutores válidos", advertiu León.

O político John Magdaleno questionou-se se fatores opositores "estarão conscientes" de que se pode ir "rumbo a um suicídio político coletivo".

León contempla um cenário até agora não visto: "espaços para o surgimento" de novos líderes que competirão pelo controle político futuro do país, tanto no chavismo quanto na oposição moderada e radical.

Últimas notícias