ESTADOS UNIDOS

FBI encontra segundo uzbeque procurado por atentado em Nova York

Menos de uma hora após a divulgação de fotos de Mukhammadzoir Kadirov, 32 anos, o diretor de Informação do FBI revelou que ele foi localizado

AFP e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
AFP e Estadão Conteúdo
Publicado em 01/11/2017 às 20:01
Foto: DON EMMERT / AFP
FOTO: Foto: DON EMMERT / AFP
Leitura:

O FBI informou nesta quarta-feira (1º) ter encontrado o segundo suspeito - uzbeque - pelo atentado da véspera em Nova York, que deixou oito mortos e 12 feridos.

Menos de uma hora após a divulgação de fotos de Mukhammadzoir Kadirov, 32 anos, o diretor de Informação do FBI, Bill Sweeney, revelou que o suspeito foi localizado. "Já não estamos buscando este indivíduo. Foi encontrado e vai ficar aqui".

"Já não estamos procurando esse indivíduo", informou em coletiva de imprensa. "Nós os encontramos", acrescentou, sem dar maiores detalhes.

A Polícia interrogou o autor do atentado, Sayfullo Saipov, também nascido no Uzbequistão, e o acusaram de atropelar propositalmente vinte pedestres e ciclistas na tarde de terça-feira (31) em Manhattan.

Saipov, que foi ferido a bala por um policial durante sua detenção, foi interrogado em seu leite de hospital.

Inspirado no Estado Islâmico

Ele explicou ter se inspirado em vídeos do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que guardava em seu telefone celular. Os investigadores encontraram 90 vídeos do tipo.

Durante o interrogatório, ele se disse satisfeito com o que fez. Também pediu para estender uma bandeira preta do EI em seu quarto de hospital.

Kadirov teria ajudado Sayfullo Saipov no ataque realizado em Manhattan. De acordo com os promotores federais, Saipov teria sido motivado pelo "ódio" e por uma "ideologia retorcida". Os promotores também alegaram que o suspeito do ataque foi radicalizado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Segundo eles, Saipov escolheu realizar o ato durante o Halloween porque "acreditava que mais civis poderiam ser atingidos na rua" O plano de Saipov começou a ser planejado há um ano e tinha como objetivo "matar a maior quantidade de pessoas que conseguisse".

Foto: DON EMMERT / AFP
- Foto: DON EMMERT / AFP
Foto: DON EMMERT / AFP
- Foto: DON EMMERT / AFP
DON EMMERT / AFP
- DON EMMERT / AFP
DON EMMERT / AFP
- DON EMMERT / AFP
DON EMMERT / AFP
- DON EMMERT / AFP
DON EMMERT / AFP
- DON EMMERT / AFP

Últimas notícias