ORÇAMENTO

Londres faz orçamento para Irlanda do Norte, sem Executivo

Deputados britânicos votaram um projeto de orçamento para a Irlanda do Norte, que está sem Governo desde janeiro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/11/2017 às 15:24
Foto: JUSTIN TALLIS/AFP
Deputados britânicos votaram um projeto de orçamento para a Irlanda do Norte, que está sem Governo desde janeiro - FOTO: Foto: JUSTIN TALLIS/AFP
Leitura:

Os deputados britânicos votaram nesta terça-feira (14) um projeto de orçamento para a Irlanda do Norte, diante da incapacidade dos partidos norte-irlandeses de chegarem a um acordo para formar um Governo.

O ministro britânico encarregado da Irlanda do Norte, James Brokenshire, apresentou o orçamento com "a maior reticência", declarando que não tinha "outra opção" para garantir a continuidade dos serviços públicos na Irlanda do Norte.

"Eu preferiria, de longe, que um Executivo restaurado apresentasse seu próprio orçamento", declarou aos deputados durante o debate.

A Irlanda do Norte está sem Governo desde que demitiu, em janeiro, seu vice-primeiro ministro republicano, Martin McGuniness. Os unionistas do DUP e os nacionalistas do Sinn Fein não conseguiram alcançar um acordo para formar um novo gabinete.

O ministro havia fixado 30 de outubro como data-limite para formar um Governo regional, sem o qual alertou para um "reforço da intervenção de Westminster" nos assuntos norte-irlandeses.

Essa iniciativa não significa, segundo ele, "um retorno à administração direta" da província por parte do Poder central.

O texto terá de ser examinado pela Câmara dos Lordes.

Últimas notícias