PROTESTO

Proibição de casamento a transgêneros motiva greve de fome na Bolívia

Tribunal decidiu que uma norma que permite a transgêneros mudar de identidade no sistema de registro civil não significa autorização ao casamento gay

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/11/2017 às 20:46
Foto: Mladen Antonov/AFP
Tribunal decidiu que uma norma que permite a transgêneros mudar de identidade no sistema de registro civil não significa autorização ao casamento gay - FOTO: Foto: Mladen Antonov/AFP
Leitura:

Um coletivo de transgêneros se declarou em greve de fome contra uma decisão do Tribunal Constitucional (TC) da Bolívia, que limita seu direito ao casamento, informou nesta quarta-feira (15) um porta-voz da organização.

Vinte membros da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais (LGBTI) pediu ao tribunal para "respeitar nossos direitos, já que se não for feito, tomaremos outras medidas", declarou Martín Vidaurre, diretor do coletivo.

O TC decidiu na semana passada que uma norma promulgada em 2016 pelo Executivo, que permite a transexuais e transgêneros mudar de identidade no sistema público de registro civil, não significa uma autorização implícita ao casamento gay.

"Pode-se mudar tudo na carteira de identidade, mas não significa que se possa contrair casamento entre um homem e um transgênero ou uma mulher e um transgênero", esclareceu o secretário-geral do Tribunal Constitucional, Álvaro Llanos.

Diante da situação, o coletivo advertiu que recorreria a uma greve de fome. "O Tribunal tem 48 horas para que faça a emenda e esclareça sua sentença", declarou Tamara Núñez del Prado, transexual e ex-alta funcionária da Defensoria do Povo.

O TC rejeitou um parágrafo da nova norma que facultava às pessoas que mudaram de sexo a "exercer todos os direitos fundamentais, políticos, laborais, civis, econômicos e sociais".

Igreja Católica

Depois do esclarecimento de que a norma não autoriza o casamento gay, a Igreja Católica saudou a sentença do TC, denominando-a de sábia.

O tribunal manteve, no entanto, o direito dos transexuais e dos transgêneros a mudar suas identidades em escritórios de registro civil, identificação e Polícia.

Últimas notícias