Pacto de Migração

EUA se retiram do Pacto sobre Migração e Refugiados e ONU lamenta

Para equipe diplomática de Trump, Pacto tem "numerosas provisões" que são inconsistentes com os princípios da política imigratória americana agora em curso

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 03/12/2017 às 10:41
Foto: AFP
Para equipe diplomática de Trump, Pacto tem "numerosas provisões" que são inconsistentes com os princípios da política imigratória americana agora em curso - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os Estados Unidos anunciaram no sábado (2) que vão sair em 2018 do Pacto Global sobre Migração e Refugiados, assinado pela administração do ex-presidente Barack Obama. A ONU lamentou a decisão.

Em setembro de 2016, os 193 membros da Assembleia Geral da ONU adotaram a chamada Declaração de Nova York, que tem como princípio o entendimento que nenhum país pode gerir a migração internacional por conta própria. Além disso, os Estados se comprometeram a melhorar a gestão internacional dos movimentos de refugiados e migrantes, por meio do acolhimento e do apoio ao regresso a partir do ano que vem.

Política imigratória americana

A alegação da equipe diplomática do presidente Donald Trump é de que o texto contém "numerosas provisões" que são inconsistentes com os princípios da política imigratória americana agora em curso.

"Nós vamos decidir como melhor controlar nossas fronteiras e quem estará apto a entrar em nosso país", declarou, em comunicado, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley.

Em comunicado, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidos, o eslovaco Miroslav Lajcák, afirmou que o papel dos EUA no processo é "fundamental". "O multilateralismo continua sendo a melhor forma de enfrentar os desafios globais", disse.

Últimas notícias