ESTADOS UNIDOS

Trump faz campanha no Alabama para candidato acusado de assédio sexual

'VOTE EM ROY MOORE!', tuitou Trump hoje de manhã

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/12/2017 às 17:30
Foto: MANDEL NGAN / AFP
'VOTE EM ROY MOORE!', tuitou Trump hoje de manhã - FOTO: Foto: MANDEL NGAN / AFP
Leitura:

O presidente Donald Trump entrou na campanha do candidato republicano ao Senado pelo Alabama, Roy Moore, acusado de assédio sexual de menores, e deve anunciar seu apoio oficialmente em um comício na Flórida nesta sexta-feira (8).

"VOTE EM ROY MOORE!", tuitou Trump hoje de manhã, cinco dias antes da eleição especial que mobiliza a atenção do país.

Trump tomará a palavra hoje à noite em Pensacola, na Flórida, e tudo indica que mencionará a votação da próxima terça (12).

Depois de intervir indiretamente nesse caso delicado para o Partido Republicano, o presidente anunciou, no início da semana, que apoia oficialmente o desprestigiado candidato.

Considerando que "A ÚLTIMA coisa" de que os Estados Unidos precisam é de outro democrata no Senado, Trump advertiu contra a eleição do rival de Moore, Doug Jones.

"Ele votaria 100% contra nós", postou no Twitter.

"É ruim em criminalidade, aborto, fronteiras, veteranos, porte de armas e Exército", insistiu.

Se Moore, um ex-juiz ultraconservador e líder da direita religiosa for derrotado, a estreita maioria republicana no Senado passará de 52 para 51 cadeiras em 100, reduzindo ao mínimo sua margem de manobra.

Temores

Embora em nível local seus correligionários critiquem a imprensa e minimizem os inúmeros depoimentos de mulheres que o denunciaram, a situação é diferente no plano nacional. Os republicanos temem ser vistos como o partido que defende agressores de mulheres, no momento em que o sistema político se encontra em reflexão sobre o tema.

Na quinta-feira, o senador democrata Al Franken anunciou sua renúncia ao cargo, em meio às acusações de conduta inadequada feitas por várias mulheres contra ele. Franken aproveitou a oportunidade para destacar a ironia da situação, já que os republicanos podem eleger, no Alabama, um homem acusado de assédio de menores.

Últimas notícias