Exportação

Petróleo: Sauditas pedem cooperação a membros e não-membros da Opep

Arábia Saudita quer acordo entre integrantes da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros países para apoiar os preços do petróleo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/01/2018 às 10:50
Foto: Reprodução / Pixabay
Arábia Saudita quer acordo entre integrantes da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros países para apoiar os preços do petróleo - FOTO: Foto: Reprodução / Pixabay
Leitura:

Primeiro exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita pediu neste domingo (21) a criação de um "marco de cooperação" de longo prazo entre os integrantes da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros produtores não membros do cartel para apoiar os preços.

"Não temos que limitar nossos esforços [para as cotas de produção] em 2018. Temos que falar de um marco para nossa cooperação em longo prazo", disse à imprensa o ministro saudita de Energia, Khaled Al Faleh, antes de uma reunião ministerial de países Opep e não Opep em Omã.

Acordo

Esse acordo de longo prazo não implicará necessariamente as mesmas cotas de produção que estão em vigor atualmente.

Segundo o ministro, o objetivo é "prolongar para além de 2018 o marco que estabelecemos, ou seja, a declaração de cooperação" entre países produtores da Opep e países não membros do cartel, como a Rússia.

Últimas notícias