ESTOCOLMO

Autor de atentado de Estocolmo queria 'esmagar infiéis'

Rakhmat Akilov atropelou com um caminhão pedestres em abril de 2017. No atentado, cinco pessoas morreram

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/01/2018 às 12:51
Foto: AFP
Rakhmat Akilov atropelou com um caminhão pedestres em abril de 2017. No atentado, cinco pessoas morreram - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O solicitante de asilo uzbeque que reivindicou o atentado com caminhão que deixou cinco mortos em abril de 2017 em Estocolmo e que jurou lealdade ao grupo Estado Islâmico, preparava há meses seu ato e queria "esmagar infiéis", indicou a Procuradoria nesta terça-feira (30).

Rakhmat Akilov, que teve o pedido de asilo negado, lançou o caminhão que dirigia contra pedestres em uma rua comercial de Estocolmo em 7 de abril.

Três suecas, entre elas uma menina de 11 anos, um britânico de 41 anos e um belga de 31 morreram, enquanto dez outras pessoas ficaram feridas.

De acordo com a acusação apresentada nesta terça-feira, Akilov, de 39 anos, cometeu seu ato com a intenção de "incutir medo na população" e "forçar a Suécia a encerrar suas atividades de treinamento na coalizão internacional contra o Estado Islâmico no Iraque".

"Sua motivação era punir a Suécia por sua participação na guerra contra o EI", indicou o promotor Hans Ihrman em entrevista coletiva.

A investigação, de cerca de 9.000 páginas, revelou a existência de discussões datando, pelo menos, do mês de janeiro de 2017, em que o acusado indica a diferentes interlocutores, não identificados, querer "esmagar infiéis".

O julgamento deve começar em fevereiro, provavelmente no dia 13, em Estocolmo.

 

Últimas notícias