ESPANHA

Justiça nega posse de separatista preso na Catalunha

O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, por sua vez, não descarta novas eleições

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/03/2018 às 15:07
Foto: AFP
O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, por sua vez, não descarta novas eleições - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A justiça negou nesta sexta-feira (9) a permissão ao separatista preso Jordi Sánchez para ir ao Parlamento catalão para ser eleito presidente, o que cria um novo bloqueio na situação política desta região.

O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, por sua vez, não descarta novas eleições.

Os deputados catalães pretendiam debater na segunda-feira (12) a posse de Jordi Sánchez, designado por Puigdemont como seu sucessor, mas esse encontro agora parece muito pouco provável ante a decisão tomada pelo Supremo Tribunal.

Embora os independentistas somem maioria no Parlamento, Sánchez não é apoiado por uma pequena formação secessionista, colocando em dúvida se sua candidatura irá conseguir superar os votos contra dos partidos não separatistas.

De toda forma, a lista independentista que levou mais votos nas eleições de 21 de dezembro, Juntos pela Catalunha, defendeu que "Sánchez continua sendo o candidato à posse", declarou seu porta-voz, Eduard Pujol. 

Como ex-presidente da influente associação separatista ANC, Jordi Sánchez, de 53 anos, está em prisão preventiva perto de Madri por suposta sedição ao convocar uma manifestação em setembro.

A intervenção judicial já freou em janeiro a posse de Puigdemont, afastado pelo governo de Madri após a fracassada declaração de independência de 27 de outubro e atualmente residente na Bélgica.

Puigdemont desistiu de ser presidente e designou Sánchez como seu sucessor. Se o bloqueio persistir, existe o risco de uma repetição eleitoral.

"Não é uma tragédia que sejam realizadas novas eleições", declarou Puigdemont em uma entrevista ao jornal diario nacionalista catalão El Punt Avui.

Últimas notícias