Guerra Civil

Trump e Erdogan analisam situação na Síria

A conversa ocorre após o presidente americano declarar que 'chegarão' mísseis em resposta ao ataque com armas químicas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/04/2018 às 21:02
Foto: Nicholas Kamm  / AFP
A conversa ocorre após o presidente americano declarar que 'chegarão' mísseis em resposta ao ataque com armas químicas - FOTO: Foto: Nicholas Kamm / AFP
Leitura:

Os presidentes de Estados Unidos e Turquia, Donald Trump e Recep Tayyip Erdogan, conversaram nesta quarta-feira (11) sobre a crise na Síria, informou uma fonte oficial turca.

Erdogan e Trump "trocaram suas posições sobre os últimos acontecimentos na Síria", onde o regime em Damasco é apontado como o autor de um bombardeio com armas químicas contra a localidade de Duma, que matou dezenas de pessoas no sábado passado.

A conversa ocorre após Trump advertir a Rússia sobre seu apoio a Damasco e declarar que "chegarão" mísseis em resposta ao ataque com armas químicas.

Durante esta quarta-feira, o premier turco, Binali Yildirim, exortou Rússia e Estados Unidos a parar com sua "briga de rua" em torno da crise síria. 

"Um diz que tem os melhores mísseis e o outro afirma que é ele que tem os melhores (...). Isto é uma briga de rua. E quem paga o preço?! Os civis" - declarou Binali Yildirim em discurso em Istambul.

Estados Unidos e Turquia são aliados na Otan, mas seu vínculo foi abalado por várias questões, incluindo o apoio de Washington a milícias curdas que Ancara qualifica de "terroristas".  Nos últimos meses, a Turquia tem se aproximado da Rússia, apesar de suas divergências. 

May convoca reunião de emergência do gabinete britânico sobre Síria

A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou para esta quinta-feira uma reunião de emergência do gabinete para discutir a reação ao suposto ataque químico na Síria, informou Downing Street na noite desta quarta-feira.

Um porta-voz de May revelou que a premier decidiu convocar seus ministros para "discutir que resposta adotar diante dos acontecimentos na Síria", onde o regime em Damasco é apontado como o autor de um bombardeio com armas químicas contra a localidade de Duma, que matou dezenas de pessoas.

Últimas notícias