CONFLITO

Regime sírio assume o controle de nova região na periferia de Damasco

Controle de Qalamun Oriental significa que o regime de Al-Assad consolidou sua presença nos arredoras da capital Síria

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/04/2018 às 9:20
Foto: AFP / OMAR HAJ KADOUR
Controle de Qalamun Oriental significa que o regime de Al-Assad consolidou sua presença nos arredoras da capital Síria - FOTO: Foto: AFP / OMAR HAJ KADOUR
Leitura:

O regime sírio assumiu o controle de Qalamun Oriental, região próxima a Damasco, após a saída dos rebeldes, anunciou a imprensa estatal nesta quarta-feira (25), o que significa que o regime de Bashar Al-Assad consolidou sua presença nos arredores da capital.

O processo de evacuação, imposto pelo regime, começou no sábado, nas localidades de Ruhaiba, Nasiriya e Yairud, em Qalamun Oriental, ao nordeste de Damasco. Milhares de combatentes e civis foram levados para zonas rebeldes do norte da Síria. 

"Fim das operações de saída de terroristas e de suas famílias nas localidades de Qalamun Oriental. A região está livre do terrorismo", anunciou a TV pública síria em uma barra de informações, utilizando o termo aplicado pelo regime para designar os rebeldes. 

Na terça-feira e quarta-feira, as forças de segurança entraram nas localidades de Ruhaiba e Yairud, onde a bandeira nacional foi hasteada. 

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que o "último comboio" que deixou Qalamun Oriental, com centenas de combatentes e civis a bordo, chegou de madrugada aos territórios do norte, controlados por rebeldes pró-Turquia. 

O anúncio coincide com a ofensiva que o regime de Assad executa contra o último reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na periferia sul da capital, depois de retomar dos rebeldes o reduto de Ghuta Oriental, também ao sul de Damasco.

Resultados de conflitos

Desde 2011, o conflito na Síria ganhou complexidade, com o envolvimento de grupos jihadistas e potências estrangeiras. A guerra deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Últimas notícias