HAVAÍ

Vulcão destrói casas e ameaça várias outras no Havaí

De acordo com a Defesa Civil, 26 casas já foram destruídas pela lava do vulcão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/05/2018 às 13:51
Foto: AFP PHOTO / US GEOLOGICAL SURVEY/HO
De acordo com a Defesa Civil, 26 casas já foram destruídas pela lava do vulcão - FOTO: Foto: AFP PHOTO / US GEOLOGICAL SURVEY/HO
Leitura:

Mais de duas dúzias de casas foram destruídas, e dezenas estão ameaçadas pela lava incandescente que escapa do vulcão Kilauea, o mais ativo do Havaí - informaram autoridades da Defesa Civil.

As ordens de evacuação eram mantidas nesta segunda-feira (7) para centenas de moradores das áreas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens, no lado leste da Grande Ilha do Havaí.

Em sua última atualização, a Defesa Civil indicou que 26 casas foram destruídas pela lava que sai das fissuras do vulcão.

Imagens aéreas mostraram fluxos de lava laranja percorrendo o bairro de Leilani Estates, cobrindo algumas ruas e causando pequenos incêndios.

Moradores de Leilani Estates foram autorizados no domingo a voltar para suas casas, entre 7h e 18h, para vigiar suas propriedades e recolher pertences, mas foram alertados para ficarem atentos e preparados para fugir a qualquer momento.

"Devido às condições instáveis ??que envolvem gás tóxico, tremores e atividade de lava, as orientações de segurança podem mudar a qualquer momento", indicou a Defesa Civil.

"Altos níveis de dióxido de enxofre são uma ameaça para todos que estão expostos", ressaltou.

Um forte tremor de magnitude 6,9 ??na sexta-feira e outro de magnitude 5 na quinta-feira desencadearam a erupção do Kilauea.

O terremoto de sexta-feira foi o mais poderoso de todos aqueles que atingiram as ilhas desde 1975.

O observatório de vulcões do arquipélago disse que duas semanas antes do primeiro terremoto, os satélites haviam detectado uma diminuição gradual do nível de terra ao redor do topo do vulcão.

 

Últimas notícias