TAILÂNDIA

Mergulhador que morreu em caverna amava esportes e era voluntário

Ele morreu após entrar na caverna para colocar tanques de oxigênio no trajeto que deve ser utilizado pelo grupo caso resgate seja feito por mergulho

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/07/2018 às 20:08
Foto: PANUMAS SANGUANWONG / THAI NEWS PIX / AFP
Ele morreu após entrar na caverna para colocar tanques de oxigênio no trajeto que deve ser utilizado pelo grupo caso resgate seja feito por mergulho - FOTO: Foto: PANUMAS SANGUANWONG / THAI NEWS PIX / AFP
Leitura:

Vestindo uma camisa polo cinza e óculos escuros, Samarn Kunan, de 38 anos, fez um vídeo antes de embarcar em um voo no dia 1º de julho para se juntar a equipes tailandesas e internacionais e auxiliar na busca de 12 meninos e seu treinador de futebol, presos dentro de uma caverna inundada há 13 dias - completados nesta sexta-feira (6).

"Vejo vocês hoje à noite em Tham Luang", disse Samarn, otimista, antes de terminar o vídeo e partir para a província de Chiang Rai, na fronteira com o Mianmar. Menos de uma semana depois, Samarn, ex-membro da unidade SEAL da Marinha tailandesa, morreria na caverna de Tham Luang, onde o grupo de 13 pessoas está desde o dia 23 de junho.

Samarn Kunan morreu no início desta sexta-feira (6), no horário local, depois de entrar na caverna com outro voluntário para colocar tanques de oxigênio ao longo do trajeto que deve ser utilizado pelos meninos caso o resgate seja feito por meio de mergulho. Quando voltava do trajeto, Samarn ficou inconsciente e os esforços de seu colega para ressuscitá-lo não produziram resultado, informou a unidade SEAL.

Homenagem

A unidade prestou uma homenagem ao antigo integrante. "Ele era um atleta. Amava esportes de aventura. Não importa a qual atividade a equipe se juntasse, Samarn participava até o fim de sua vida", disse o grupo, por meio de um comunicado.

Samarn havia deixado a unidade em 2006 para trabalhar no resgate de emergência do principal aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangcoc Em sua conta no Instagram, ele mostrava ser um ciclista ávido e postou várias fotos praticando mountain bike. Na quarta-feira, 4, publicou fotos dos trabalhos de resgate dentro e fora da caverna de Tham Luang.

Um porta-voz da Marinha tailandesa, o contra-almirante Chetta Jaipiem, disse que a Marinha buscará permissão especial para promover Samarn, que deixou a unidade como oficial de primeira classe. Fonte: Associated Press.

Últimas notícias